Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Centro Escolar de S. Miguel de Poiares (Vila Nova de Poiares)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Mural completo

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares (compra das tintas e pincéis).

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema representado é o de uma floresta tendo sido representados alguns elementos que o simbolizam :
uma árvore como símbolo da floresta autóctone da nossa região (azinheiras, carvalhos, medronheiros);
algumas aves ( melro, andorinha…);
um caracol;
um esquilo.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Simboliza a paisagem circundante do nosso Centro Escolar, o prazer da descoberta/ aprendizagem/ no mundo natural e a necessidade de o preservar.

Escolhidos os elementos simbólicos do nosso ecossistema, foram selecionadas no sitio "le grand monde du préscolaire" imagens simples representativas do que pretendíamos pintar. Os alunos do primeiro ano contribuíram também com desenhos de elementos a incluir no painel (melro e caracol).
Foram solicitados à Câmara Municipal os materiais necessários e a preparação da parede. Em virtude da Câmara não poder proceder à lavagem e pintura da parede, solicitou-se a colaboração dos encarregados de educação para a lavagem da mesma tendo as docentes assegurado a pintura do primário.
Depois de desenhados os motivos a pintar, todos os alunos do Centro Escolar contribuíram para a pintura do mural.
A parede onde se efetuou o mural foi escolhido para tornar mais agradável o espaço que se utiliza para aulas ao ar livre e ou ocupação dos tempos livres (recreios).

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Entusiasmadas com a pintura da parede do Centro Escolar todas as crianças participaram desde a educação pré- escolar ao quarto ano de escolaridade (dos 3 aos 10 anos) - escolha das imagens, propostas de desenhos, pintura. O trabalho colaborativo entre todos os docentes proporcionou o desenrolar e o finalizar do projeto.