Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB de Cotovia (Sesimbra)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Vista da totalidade do mural.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Para a realização deste desafio, tivemos a colaboração do município, nomeadamente da Junta de Freguesia do Castelo, em Sesimbra, que gentilmente nos disponibilizou as tintas necessárias para a realização da pintura no muro.
Foi também envolvida a família neste projeto, que contou com a colaboração de um grupo de pais dos alunos da turma 4IC que se prontificou a participar no desenho e pintura do muro.
Para além das parcerias referidas, contamos ainda com a preciosa colaboração da Vitamina, empresa que gere as AEC/ATL, e que se prontificou desde a primeira hora a participar, quer no apoio aos alunos na pesquisa dos ecossistemas a retratar, durante o tempo de AEC, quer na organização e supervisão da pintura do muro.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Sendo um ecossistema um conjunto de fatores bióticos e abióticos que formam comunidades que vivem em determinado local e interagem entre si e com o meio ambiente, e dada a nossa localização geográfica, (Sesimbra) foi escolhido um ecossistema terrestre e marítimo.
Assim, foi escolhida a paisagem da serra, com o seu castelo, que dá o nome à nossa freguesia, e o mar que abraça Sesimbra, com os seus barcos de pesca tradicionais.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Como já referido, dada a nossa localização geográfica, foi escolhido o ecossistema terrestre e marítimo pertencente ao meio ambiente natural da Arrábida e Sesimbra. Assim, foi escolhida a paisagem da serra, com o seu castelo, que dá o nome à nossa freguesia, e o mar que abraça Sesimbra, com os seus barcos de pesca tradicionais e as espécies animais autóctones desta região.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
No âmbito da disciplina de Estudo do Meio, foi realizada uma pesquisa/levantamento das espécies autóctones existentes no meio local e do seu ecossistema natural.
Das espécies encontradas, foram selecionadas pelos alunos aquelas que são mais emblemáticas da região (marítimas, aquáticas ou terrestres).
Seguidamente, os alunos realizaram desenhos onde inseriram as referidas espécies e de todos os que foram realizados, foi selecionada a imagem que ficou retratada no mural.
Foram convidados os pais para ajudar a desenhar no muro o desenho selecionado anteriormente.
Posteriormente foi pintado o muro, com a colaboração dos pais, e concluído com a supervisão da Vitamina, durante o tempo de AEC.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos neste projeto são do 4º ano, mais propriamente da turma 4IC, com idades entre os 9 e os 10/11 anos.
Foram inicialmente motivados em contexto de sala de aula, no âmbito da disciplina de Estudo do Meio e em articulação com as disciplinas de Português (leitura, escrita), Matemática (medidas do muro, aumentar os desenhos/escala e quantidades de tinta) e Expressão Artística, tendo ainda a articulação com a disciplina de TIC (oferta complementar) durante a fase de pesquisa.
Durante a fase de pesquisa e pintura foram também envolvidas as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), nomeadamente Educação Ambiental e Arte e Movimento.