Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica Fernão de Magalhães (Sabrosa)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura final

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Agrupamento de Escolas Miguel Torga - Sabrosa e Câmara Municipal de Sabrosa

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O projeto Muros com Vida, foi um desafio que veio assentar nos objetivos que regem o trabalho desenvolvido no Jardim de infância / Escola Básica Fernão de Magalhães ao longo dos anos de vivência do projeto Eco escolas, onde se criaram espaços de aprendizagem exteriores ao edifício. Este desafio de dar vida aos Muros que circundam o nosso espaço exterior, veio reforçar o percurso que queremos continuar a percorrer.
As pinturas que iremos desenvolver enquadram-se no tema do Eco escolas “Biodiversidade: Preservar e Regenerar” e “Espaços Exteriores”.
O ponto de partida para a realização das pinturas foi a obra literária do escritor Miguel Torga, nascido em S. Martinho de Anta, aldeia pertencente ao concelho de Sabrosa, onde a nossa escola está inserida. Os seus livros de poemas, textos e histórias, retratam o concelho de Sabrosa na sua Fauna e Flora, numa descrição fotográfica da região, que queremos preservar para história futura.
O conhecimento que os alunos possuem foi adquirido através das vivências / experiências nas várias aldeias de onde são oriundos, na descoberta/ conhecimento nas salas de aula e da leitura de pequenas narrativas do escritor Miguel Torga, conjuntamente, impulsionaram a escolha dos vários elementos retratados no muro.
O Mural comtemplou a flora existente no concelho sendo que a vegetação a pintar será: a urze, o rosmaninho, a giesta amarela e branca, os malmequeres amarelos e brancos, o alecrim, a hortelã e as árvores: o carvalho, o negrilho, o pinheiro e castanheiro. Relativamente à fauna foram escolhidos os seguintes animais: a borboleta, a abelha, o esquilo, a perdiz, a coruja, o ouriço, a raposa, o coelho, o burro, o grilo e o javali.
Os alunos trabalharam as imagens das espécies e da flora existente nas várias localidades do conselho e retrataram-nas em vários desenhos. A partir dai foram distribuídos os animais por turma e cada turma desenhou o animal atribuído num molde em cartão, que serviu de molde para a pintura no muro. As cores escolhidas para a pintura do Mural foram o mais próximo do real, com traço aproximado à idade dos alunos.
O muro escolhido situa-se na lateral da escola e tem sido desde o início, até à sua finalização, comtemplado por toda a comunidade educativa, com bastante agrado pois espelha toda a biodiversidade existente no nosso concelho.
Para dar início à pintura do Mural, o seu limite foi estabelecido com a pintura das árvores: Pinheiro, Negrilho, Carvalho e Castanheiro. No espaço entre as árvores foram pintados os animais e as plantas originarias do nosso concelho. Para efetuar a pintura foi elaborado um calendário e um horário para as diferentes turmas. Todos os Alunos da escola tiveram oportunidade de pintar, bem como Professores e Assistentes Operacionais.
Durante a operacionalização deste projeto, surgiram algumas dificuldades relacionadas com as condições atmosféricas (Chuva).

Qual a razão da escolha desta imagem?
O ponto de partida para a realização das pinturas, ecossistema retratado, foi a obra literária do escritor Miguel Torga, nascido em S. Martinho de Anta, aldeia pertencente ao concelho de Sabrosa, onde a nossa escola está inserida. Os seus livros de poemas, textos e histórias, retratam o concelho de Sabrosa na sua Fauna e Flora, numa descrição fotográfica da região, que queremos preservar para história futura.
O Mural comtemplou a flora existente no concelho sendo que a vegetação a pintar será: a urze, o rosmaninho, a giesta amarela e branca, os malmequeres amarelos e brancos, o alecrim, a hortelã e as árvores: o carvalho, o negrilho, o pinheiro e castanheiro. Relativamente à fauna foram escolhidos os seguintes animais: a borboleta, a abelha, o esquilo, a perdiz, a coruja, o ouriço, a raposa, o coelho, o burro, o grilo e o javali.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O muro escolhido situa-se na lateral da escola e tem sido desde o início, até à sua finalização, comtemplado por toda a comunidade educativa, com bastante agrado pois espelha toda a biodiversidade existente no nosso concelho.
Para dar início à pintura do Mural, o seu limite foi estabelecido com a pintura das árvores: Pinheiro, Negrilho, Carvalho e Castanheiro. No espaço entre as árvores foram pintados os animais e as plantas originarias do nosso concelho. Para efetuar a pintura foi elaborado um calendário e um horário para as diferentes turmas. Os alunos trabalharam as imagens das espécies e da flora existente nas várias localidades do conselho e retrataram-nas em vários desenhos. A partir dai foram distribuídos os animais por turma e cada turma desenhou o animal atribuído num molde em cartão, que serviu de molde para a pintura no muro. As cores escolhidas para a pintura do Mural foram o mais próximo do real, com traço aproximado à idade dos alunos.
Todos os Alunos da escola tiveram oportunidade de pintar, bem como Professores e Assistentes Operacionais.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A idade dos alunos está compreendida entre os 3 e os 10 anos. O conhecimento que os alunos possuem foi adquirido através das vivências / experiências nas várias aldeias de onde são oriundos, na descoberta/ conhecimento nas salas de aula e da leitura de pequenas narrativas do escritor Miguel Torga, conjuntamente, impulsionaram a escolha dos vários elementos retratados no muro. Os alunos trabalharam as imagens das espécies e da flora existente nas várias localidades do conselho e retrataram-nas em vários desenhos. A partir dai foram distribuídos os animais por turma e cada turma desenhou o animal atribuído num molde em cartão, que serviu de molde para a pintura no muro. As cores escolhidas para a pintura do Mural foram o mais próximo do real, com traço aproximado à idade dos alunos.