Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Jardim-Escola João de Deus - Ponta Delgada (Ponta Delgada)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

O processo de pintura

Totalidade da pintura:

Vista do lado direito

Fotografias de detalhes:

Vista parcial, de frente

Parceiros:
Câmara Municipal de Ponta Delgada - fornecimento das tintas de exterior.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema representa espécies e habitats dos Açores. Foram selecionados animais marinhos, como o cachalote, o polvo, a tartaruga, …, mas também se representou parte da vida terrestre, como a vegetação, a ave, a borboleta e a abelha, tão importantes para a vida no planeta.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Salienta-se a particularidade de ter sido possível fazer a junção de três desenhos diferentes para a obtenção deste resultado final. Fez-se esta seleção por se considerar adequada e representativa do que eram os objetivos do trabalho e os desejos dos alunos.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O trabalho foi solicitado pela professora de Educação Visual, a partir de um projeto que foi apresentado pelas professoras Bárbara Carreiro e Carla Vigário, responsáveis pela equipa do programa Eco-Escolas, no intuito de sensibilizar as pessoas para a preservação da biodiversidade dos Açores.
O desafio do projeto “Muros com vida” foi lançado nas aulas de Educação Visual à turma do 6.º Ano, com 18 alunos, de idades compreendidas entre os 11 e os 12 anos, em colaboração com a disciplina de Educação Tecnológica, que aplicou o projeto no local selecionado (parede exterior de uma das salas da creche, local acessível a todos os membros da comunidade escolar, no recreio no espaço interior do Jardim-Escola.
Os desenhos iniciais, em papel, foram realizados em folhas A4, com lápis de cor e canetas de contorno.
No exterior, foram usadas tintas de exterior, gentilmente fornecidas pela Câmara Municipal de Ponta Delgada. O desenho foi inicialmente esboçado na parede e, posteriormente, preenchido a pincel.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Turma do 6.º Ano, com 18 alunos, de idades compreendidas entre os 11 e os 12 anos.
Os alunos foram envolvidos em todo o processo, desde a pesquisa inicial, o debate sobre a importância desta ação de sensibilização, à elaboração dos desenhos, votação para se encontrarem os selecionados e, finalmente, na pintura da parede.