Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Secundária de Felgueiras (Felgueiras)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Felgueiras

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A pintura do mural na Escola Secundária de Felgueiras procura criar um portal para o interior do oceano. Assim representamos um ecossistema marinho/aquático composto por uma pequena planície abissal, algas marinhas, baleias e peixes.

Qual a razão da escolha desta imagem?
O concelho de Felgueiras fica a cerca de 70km do mar, a criação deste portal visa aproximar e sensibilizar os nossos alunos para as questões problemáticas relacionadas com os ecossistemas aquáticos. Assim, criamos no exterior da nossa escola, no muro que delimita o espaço da escola, um portal que nos remete o oceano profundo, onde é possível avistar uma pequena planície abissal com uma florestas de algas e observar baleias e peixes.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O trabalho foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Desenho A com alunos que frequentam o curso de Artes Visuais. Primeiramente foi discutido o local onde iriamos realizar a pintura. Após definimos o espaço, verificamos que o mesmo delimitava o interior da escola do seu exterior e chegamos à ideia de criar um "portal" que nos permitisse entrar num ecossistema que não está diariamente nos nossos horizontes. Foi assim lançado, aos alunos, o desafio de definir o ecossistema a representar. Talvez pela distância que o concelho de Felgueiras se encontra do mar, o oceano foi unânime e começamos a desenhar elementos que representassem o ecossistema aquático. Surgiram diferentes animais marinhos e algas marinhas, centrando-se quase todos os desenhos nestas representações. Assim, através da técnica de justaposição, começamos a colocar diferentes elementos lado a lado, originários de vários desenhos realizados pelos alunos e procuramos criar contraste e provocar um impacto visual/emocional no observador. Elaboramos o esboço do nosso mural e realizamos o estudo de cor a aplicar. A partir desse desenho iniciamos a realização do mural. Primeiramente desenhos os principais traços orientadores e realizamos a pintura do mural. Começamos pela pintura do fundo do oceano, posteriormente o fundo do mar e as algas marinhas, o peixe e por fim a nossa grande baleia.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos têm idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos, que frequentam o curso de Artes Visuais na Escola Secundária de Felgueiras. As atividades foram realizadas no horário da disciplina de Desenho A (professor Ricardo Monteiro) e em alguns momentos livres (sem aulas) que os alunos, pelo entusiasmo, dedicaram para a pintura do mural.