Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Centro Social de Bairro (Vila Nova de Famalicão)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Para a pintura dos dois muros tivemos um parceiro que nos ofereceu toda a tinta, foi a empresa "dmcor", cujo sócio gerente é pai de uma aluna.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A pintura representa o ecossistema terrestre, nomeadamente o do recreio do Centro social de Bairro. Na pintura estão representadas as árvores do recreio, as aves que nelas constroem os ninhos, os comedouros do recreio com as respetivas aves que lá se alimentam, as flores dos nossos canteiros e os insetos polinizadores e outros, que as visitam para se alimentarem do pólen e néctar. e que são observados pelos alunos.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Os alunos escolheram a Biodiversidade do recreio porque estão muito sensibilizados e trabalham muito na preservação dos insetos polinizadores e das plantas nativas. Os alunos constroem os canteiros, fazem sementeiras de plantas nativas, transplantam, cuidam, recolhem sementes e doam à comunidade, para aumentar e preservar a biodiversidade local.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Quando propusemos o desafio "Muros com vida" alguns alunos sugeriram pintar os insetos polinizadores "para as pessoas os preservar" (palavras dos alunos). O grupo concordou, mas acrescentaram que para haver polinizadores tem de haver plantas e flores, então decidiram pintar a Biodiversidade do recreio. Foi decidido que cada aluno desenharia uma planta, flor, inseto, ave ou outro elemento do recreio.
Os desenhos foram todos expostos na sala. Retiraram-se os desenhos repetidos, por exemplo o mesmo inseto ou planta e naturalmente ficou esboçada a pintura dos dois "muros com vida".
Os desenhos foram ampliados nos dois muros e todos os alunos (96) pintaram. Foi um trabalho muito participado, colaborativo e entusiástico.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos são do 1º ciclo. Como somos um ATL( Centro de atividades de tempos livres) as idades dos alunos são dos 6 aos 10 anos. Como referi anteriormente, como todos desenharam um elemento da Biodiversidade do recreio, depois entusiasticamente pintaram-no no muro