Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Secundária da Ramada (Odivelas)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Mural 8.ºB: Muros com vida: Ecossistema Serra de Aire e Candeeiros e Gruta da Moeda

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Odivelas

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A escolha da imagem está relacionada com uma visita de estudo realizada pelas turmas do 8.º ano e atividade interdisciplinar na turma 8.ºB decorrente da visita de estudo. Durante a realização da auditoria ambiental verificou-se que cerca de 30% dos alunos nunca tinha visitado uma área protegida. Tendo em conta estes dados foi organizada uma visita de estudo a uma área protegida: Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros. Nas aulas de Ciências Naturais e Físico-Química os alunos elaboraram um poster digital sobre a visita de estudo desde as características geológicas da região, reações químicas que ocorrem no maciço calcário, fauna e flora locais e atividades dinamizadas no Centro de Ciência Viva do Alviela e Gruta da Moeda. Nas aulas de Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento foi feita uma pequisa sobre a importância das áreas protegidas e as espécies que habitam na gruta e Serra de Aire e Candeeiros para que as mesmas fossem representadas no mural. A turma escolheu as seguintes espécies: Morcego-de-peluche (Miniopterus schreibersii) por ser uma espécie exclusivamente cavernícola; aranha cavernícola, Nesticus lusitanicus, por ser o único local do mundo habitado por esta espécie; víbora cornuda (Vipera latastei), por ser uma espécie endémica da península Ibérica; raposa vermelha (vulpes vulpes); gato bravo (Felis silvestris) selecionado devido à sua mudança de pelagem que permite a camuflagem no meio ambiente, temática estudada nas aulas de Ciências Naturais; Carvalho-cerquinho (Quercus faginea) que predomina na zona mediterrânica e, em Portugal, é muito abundante na zona oeste.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Nas aulas de Educação Visual a turma foi dividida em grupos e cada grupo desenhou uma imagem representativa do ecossistema com as espécies selecionadas. Posteriormente, a equipa eco-escolas e Direção da escola avaliaram os desenhos e selecionaram um para ser reproduzido num muro da escola. Este desenho foi escolhido porque apresentava elementos criativos e abstratos que o diferenciava dos restantes e representava as espécies selecionadas detalhadamente.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Foi selecionado um muro com 13,5 metros que estava degradado com o intutito de revitalizar a zona. A turma organizou-se e adaptou a desenho para ficar à escala e com a inclinação do muro. Na noite anterior ao dia da pintura do muro foi feita a projeção do desenho e foram efetuados os contornos com giz. No dia seguinte foram utilizadas tintas aquosas para pintar todo o mural. Todos os trabalhos foram realizados com alunos, funcionários, pais e encarregados de educação e professores.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A idade dos alunos ronda os 13 anos. A turma do 8.ºB foi envolvida na atividade através do projeto interdisicplinar. A pintura do muro foi integrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e Antes do 25 de abril. Portugal tinha apenas uma organização que se dedicava à luta pela defesa do ambiente - Liga para a Proteção da Natureza, fundada em 1948 e apenas uma única área protegida: Parque Nacional Peneda Gerês. De forma a realçar a importância das áreas protegidas a turma do 8.ºB, em colaboração com o Clube Eco-Escolas, encarregados de educação, funcionários e professores dedicou o dia 24 de abril à pintura de um mural que retrata a área protegida, Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, visitada no âmbito do projeto interdisciplinar de Ciências Naturais, Físico-Química, Educação Visual e Cidadania e Desenvolvimento.