Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB1 Carreira (Vila Nova de Famalicão)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Mural final

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Junta de freguesia

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Este trabalho foi desenvolvido numa perspetiva intermultidisciplinar, no âmbito das áreas curriculares de Estudo do Meio, Língua Portuguesa e Expressões Artísticas, nas duas turmas que constituem a EB Carreira.
O ecossistema escolhido foi o do rio Ave.
As espécies selecionadas foram: peixes (escala, enguia, pargo e truta), lontra, salamandra, gaio, giestas, pequenas flores silvestres e algas.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Após a investigação e reflexão e estudo do que é um ecossistema, debatemos algumas possibilidades e achamos que o que mais se enquadrava na nossa escola, seria o ecossistema do Rio Ave, uma vez que é o rio que atravessa a área geográfica do nosso agrupamento e que dá nome ao mesmo – Agrupamento de Escolas Terras do Ave.
Para conhecer e dar a conhecer algumas espécies que fazem parte deste ecossistema, a toda a Comunidade.
Para sensibilizar toda a Comunidade para a preservação das espécies deste ecossistema, uma vez que a imagem seria na parede da escola, voltada para a rua e bem visível a todos que por lá passam.

A nossa escola é pequena e só tem duas turmas, como tal o trabalho foi desenvolvido por todos os alunos e professoras.
No âmbito da disciplina de Estudo do Meio e Língua Portuguesa, iniciámos o trabalho de forma investigativa, realizando pesquisas na Net, em pequenos grupos de trabalho. Os alunos, pesquisaram sobre o que é um ecossistema e sobre alguns tipos de ecossistemas terrestres e aquáticos, de forma orientada pelos professores. De seguida, selecionaram a informação recolhida e depois partilharam o seu trabalho com o grupo turma. Aquando à apresentação dos trabalhos realizados, os restantes grupos iam fazendo perguntas e houve a necessidade da intervenção dos professores, com algumas explicações dos assuntos apresentados, para que todos compreendessem melhor. Aqui, também, houve a necessidade de recorrer à visualização de imagens, com recurso ao quadro interativo/net.
Neste contexto de trabalho, em que os alunos demonstraram muito interesse pelos temas apresentados, entre todos, professores e alunos, achámos muito pertinente e benéfico pesquisar/conhecer um ecossistema próximo e que se relacionasse com o nome do nosso Agrupamento. Num ápice, surgiu logo a ideia do ecossistema do rio Ave.
Numa perspetiva de articulação dos conteúdos das disciplinas de Estudo do Meio e Língua Portuguesa, em grupo, os alunos realizam pesquisas sobre a fauna e a flora inerentes ao referido rio e selecionaram espécies. Através do diálogo, chegámos à conclusão de que seria interessante fazermos um desenho que retratasse esse ecossistema tão próximo da nossa escola e que dá o nome ao nosso Agrupamento (Agrupamento de Escolas Terras do Ave). Surgiu, também, a ideia de fazer um mural, para que toda a comunidade possa conhecer algumas espécies que fazem parte do ecossistema do rio Ave e sensibilizar todas as pessoas que por aqui passam, para a preservação das mesmas. Nas aulas de Educação artística, os alunos projetaram uma paisagem, com um rio, uma margem e o céu e, posteriormente, desenharam-se as espécies em papel de cenário, para as contornar na parede.
Em grande grupo, esquematizámos o mural no quadro e com o giz traçámos um simples esboço na parede a ser trabalhada.
Pintámos como base, o céu, o rio e uma margem. Depois fomos com os moldes elaborados e fizemos os contornos nos locais onde os pretendíamos pintar.
Com tintas acrílicas procedemos à pintura das imagens e foi surgindo vida no nosso maravilhoso mural.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Numa escola pequena é fácil envolver todos os alunos. Assim, participaram alunos dos 6 aos 10 anos, com muita alegria e entusiasmo, dando ao muro da escola uma nova e linda vida.
Os alunos foram envolvidos desde a parte prática/pesquisa e escolha do ecossistema, até à sua execução.