Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos (Salvaterra de Magos)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Totalidade do trabalho

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
- Câmara Municipal de Salvaterra de Magos (disponibilização de tintas e materiais como trinchas, rolos, pincéis ...)
- Direção do Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Rio Tejo e o Bico da Goiva.
Fauna: Enguia | Barbo-Comum | Rela-Comum | Coelho Bravo | Falcão Peregrino | Garça-Real
Flora: Campainha | Rosmaninho-maior | Salgueiro-chorão | Papoilas | Malmequer do campo | Juncos | Jacinto de água

Qual a razão da escolha desta imagem?
No âmbito do Programa Eco-Escolas os alunos das turmas do 6º ano do Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos desenvolveram a ideia de contribuir com mensagens ecológicas e de cidadania para toda a comunidade escolar, recorrendo à arte. A missão deste grupo de turmas foi pegar em um dos espaços da escola que se encontrava degradado e transformá-lo num espaço de contemplação, espaço de partilha e comunicação de alguns princípios: - incentivar à preservação e valorização do espaço público (dentro do recinto escolar); - valorizar, através da arte, o património local edificado e património local natural; - estimular à importância da preservação de espécies animais e vegetais; - identificar espécies animais e vegetais existentes no património natural/local.

A coordenação e a dinamização do trabalho esteve a encargo das professoras Catarina Vaz, Fátima Feitor, Inês Franco e Isabel Cunha. A execução do mesmo teve início com uma Saída de Campo pela Vila de Salvaterra de Magos, passando pelo Cais da Vala e com destino final no Bico da Goiva junto ao Rio Tejo. Este momento serviu para que os alunos conhecessem o Património Local Edificado e Património Local Natural. Deste percurso surgiram vários registos fotográficos das espécies encontradas, dos respetivos habitats e dos meios envolventes, tipos de solo e rochas existentes. Posteriormente estas fotografias foram publicadas num portefólio digital interdisciplinar e colaborativo entre as turmas intervenientes.
Nas aulas de Ciências Naturais, os alunos com a supervisão das professoras Inês Franco e Fátima Feitor selecionaram e identificaram as espécies (nome comum e nome científico) a representar na parede a intervir. Fauna: Enguia (Anguilla Anguilla) | Barbo-Comum (Luciobarbus Bocagei) | Rela-Comum (Hyllamolleri) | Coelho Bravo (Oryctolagus Cuniculus) | Falcão Peregrino (Falco peregrinus) | Garça-Real (Ardea alba) Flora: Campainha (Campanula lusitânica) | Rosmaninho-maior (Lavandula pedunculata) | Salgueiro-chorão (Salix babylonica) | Papoilas (Papaver rhoeas) | Malmequer do campo (Calendula arvenses) | Juncos (Typha latifoli e Juncus effusus) | Jacinto de água (Eichhornia crassipes).
Nas aulas de Educação Visual com o auxílio das professoras Catarina Vaz e Isabel Cunha, os alunos realizaram várias propostas gráfico-visual baseadas no ecossistema existente no Bico da Goiva e do Rio Tejo. Foram utilizadas várias técnicas de pintura e com diferentes materiais: aguarelas, lápis de cor, canetas de feltro, Dos trabalhos realizados foi selecionado o desenho/pintura, que melhor se adequava à realização do projeto. O trabalho escolhido foi da aluna Alice Coutinho do 6ºD.
Posteriormente os alunos com as imagens da fauna e flora do ecossistema escolhido e com a utilização do programa Krita realizaram uma composição gráfica para ser projetada na parede a intervir. A partir da projeção com retroprojetor e com o auxílio de marcadores e lápis de grafite foram desenhados todos os elementos gráficos na parede. No decorrer das aulas de Educação Tecnológica, Educação Visual e nas tardes livres das turmas envolvidas, os alunos deram início às pinturas, onde foram utilizadas as tintas, rolos e os pincéis fornecidos pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos. Aos alunos e às professoras Catarina Vaz e Isabel Cunha (docentes destas disciplinas) juntaram-se as professoras Inês Franco e Fátima Feitor (docentes de Ciências Naturais), assim como, alguns encarregados de educação dos alunos envolvidos. Todos contribuíram com algumas pinceladas, com o seu empenho e motivação.
As propostas iniciais dos alunos foram expostas no átrio do Bloco E, para toda a comunidade educativa.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Alunos do 2ºciclo (6ºano) – idades compreendidas entre os 11 e os 15 anos.