Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica de Infantas (Guimarães)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

A pintura deste ano

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Junta de freguesia de Vila Nova de Infantas; Associação de Pais

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Sendo “independente do tamanho, é considerado ecossistema qualquer ambiente onde há a interação entre o meio físico e os seres vivos. Uma característica fundamental de um ecossistema é a relação estável entre o espaço físico, o fluxo de energia e os fatores bióticos e abióticos”.
O muro e suporte da pintura encontra-se situado num espaço de domínio público municipal, local de passagem e de uso coletivo do jardim de infância da EB de Infantas e tem como objetivos:
- Melhorar o aspeto estético do recinto escolar;
- Trabalhar a expressão artística, explorando o potencial criativo das crianças;
- Proporcionar novos espaços de partilha, convívio e comunicação;
- Alertar para a importância da preservação/recuperação de ecossistemas.
O Ecossistema representado
Ecossistema terrestre.
Que Espécies estão representadas na pintura?
Estão representadas várias espécies pertencentes aos nossos “montes” pois por aqui não temos florestas sendo talvez a montanha/santuário da Penha o que mais se assemelha com uma floresta as espécies mais conhecidas e aqui representadas pelos alunos são: raposa; pássaros; borboletas; mocho e, como não podia deixar de ser, a abelha.
Os materiais utilizados na pintura foram:
Materiais: lápis, tintas, pincéis.
O Município esteve envolvido nesta ação?
Foi solicitada à Junta de Freguesia algumas tintas. A câmara ofereceu um kit composto por 3 cores para a pintura da parede.

Qual a razão da escolha desta imagem?
No final do 1º semestre foi lançado um repto a todos os alunos para elaborar um desenho que obedece-se ao regulamento desta atividade. Quando fomos analisar todos os trabalhos elaborados foram escolhidos vários pormenores de vários desenhos. Portanto, este desenho não é um só! E, só assim estão todas as turmas e grupos da escola representados no mural.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Com o intuito de espicaçar curiosidades foi lançada inicialmente uma questão a todos os alunos: O que é um ecossistema?
Após investigações foi lançado no final do 1º semestre foi lançado um repto a todos os alunos para elaborar um desenho que obedece-se ao regulamento desta atividade. E já no decorrer do 2º semestre quando fomos analisar todos os trabalhos elaborados foram escolhidos vários pormenores de vários desenhos. Portanto, este desenho não é um só! E, só assim estão todas as turmas e grupos da escola representados no mural.
Foram a realização da pintura nos dias em que não se verificou chuvas elaboradas equipas de 2 a 3 alunos que estavam cerca de 5 minutos por dia/manhã a realizar a pintura. Algumas equipas tiveram de repetir-se.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
São crianças/alunos com idade entre os 3 e os 9 anos