Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Centro Escolar do Marco (Soure)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

A biodiversidade e os problemas dos oceanos, à poluição, às alterações climáticas e à falta de alimento.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
- Junta de freguesia de Samuel
- Câmara Municipal de Soure;
- Comunidade local

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
No desenho principal, a aluna que desenhou inspirou-se na liberdade dos seres vivos e na sua biodiversidade.
Desenhou diversos animais: terrestres, aquáticos e aéreos. A razão pelo qual os desenhou foi devido aos problemas dos oceanos; à poluição, às alterações climáticas e à falta de alimento.
"Devemos todos tomar medidas para protegê-los e salvaguardar a sua sobrevivência no planeta.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Escolheu-se esta imagem após ser lançado o desafio aos alunos do 4º ano, houve uma votação e por unanimidade este era o desenho onde havia uma maior e abrangente biodiversidade.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
1 - Definição do objetivo do mural e escolha de um tema que transmitisse a mensagem a ser transmitida;
2 - após a escolha do tema, foi lançado o desafio aos alunos do 4º ano;
3 - Votação para escolher um dos desenhos;
4 - Estudo do local onde o mural seria pintado;
5 - Limpeza e preparação da parede onde o mural seria pintado, incluindo a aplicação de uma camada de base.
6 - Criação de esboços iniciais com base no desenho em papel;
7 - Convite á comunidade local para colaborarem na pintura do mural;
8 - Desenho e Pintura do desenho para a parede, começando com um esboço em grande escala. Aplicação das tintas de acordo com o design, com foco em detalhes e precisão;
9 - Aplicação de toques finais e ajustes no mural.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A proposta do desenho resultou de um desafio lançado aos alunos do 4º ano, no entanto todos os alunos da escola, junto com as suas famílias foram envolvidos no desenho e pintura do mural. As crianças têm idades entre os 3 e os 9 anos.