Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Santa Maria do Olival (Tomar)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Nabão é vida - o produto final.

Fotografias de detalhes:

Nabão é vida - os detalhes.

Parceiros:
Câmara Municipal de Tomar
União de Freguesias de São João Baptista e Santa Maria dos Olivais

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A pintura realizada enquadra-se nos temas base, de ano e complementares: “Água”, “Espaços exteriores” e "Biodiversidade" representando os ecossistemas aquáticos, no caso concreto, o rio Nabão.
As formas representadas, nas diferentes paredes, mostram a valorização e a apreciação de aves aquáticas e terrestres, que encontram o seu habitat na cidade de Tomar e no rio Nabão. Pretende-se com esta pintura reforçar junto da comunidade o mote “Nabão é vida” que importa conhecer e preservar.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Nas paredes pintadas, fazendo uma a viagem pelo ecossistema aquático do rio Nabão, encontramos a representação transformada e ficcionada de diferentes espécies de aves. As mesmas, encontram-se a realizar atividades lúdicas (ouvir música), desportivas (andar de Skate) e de lazer (jogos de tabuleiro), simbolizando as potencialidades e os modos de vida que podemos encontrar e usufruir no concelho de Tomar.

O Projeto consistiu na execução de uma obra de arte pictórica, urbana, de dimensões consideráveis (4 paredes de 4 metros de comprimento x 3 metros na altura maior – edificação/local de apoio à realização de trabalhos de jardinagem da CMT).
As paredes de suporte da obra encontram-se situadas num espaço de domínio municipal, considerado local de passagem e de uso coletivo, utilizado inúmeras vezes como local de acesso às práticas náuticas do Nabão. O local encontra-se, igualmente, junto de importantes equipamentos municipais, desportivos e de lazer (zona envolvente do Estádio Municipal).

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A conceção da unidade gráfica do projeto, realizada pelos alunos do ensino secundário, teve por base a explicação da temática da prevenção e inversão do processo de degradação dos ecossistemas aquáticos, bem como a representação e transformação em desenhos e pinturas de animais e aves aquáticas.
Na execução dos trabalhos de pintura, participaram os alunos dos cursos científico-humanísticos de Artes Visuais (11º ano de escolaridade).