Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB 1,2,3 c/ JI Pedro de Santarém (Lisboa)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Trabalho final<br />
Ver publicações no seguinte link<br />

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Artistas Pariz One & Edi One
Junta de Freguesia de Benfica
Câmara Municipal de Lisboa
EMEL

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O Ecossistema representado neste mural de arte urbana funde-se entre imagens concretas (mocho, borboleta e esquilo) e conceitos abstratos, onde o fundo feito de triângulos de várias tonalidades de verde que encontramos na natureza (Monsanto)e azul, que remetem para a água, o céu, oceanos e rios.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Depois de toda a metodologia efectuada na descrição, estes foram os animais, cores simbólicas e palavras escolhidas pelos alunos, por estarem mais relacionadas com os ambientes que visitaram, não querendo esquecer o azul do oceano, tão perto de Lisboa e do rio, visível de Monsanto.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Descrição de todas as fases do projeto de intervenção:
1.º - Discussão em Assembleia de Turma de quais os projetos a integrar no programa Eco Escolas. Houve o 1.º Brainstorming do que fazer, surgindo logo a ideia da colaboração de um EE da turma, artista em arte urbana.
2.º- Partilha com o Conselho de turma dos projetos escolhidos para articulação horizontal curricular. Estudo e implementação de parceria com a Junta de freguesia de Benfica.
3.º- Realização de uma visita guiada aos jardins e laboratório da escola secundária de Benfica (do Agrupamento), para exploração e conhecimento da biodiversidade aí existente.
4.º - Exploração dialógica sobre imagens de Monsanto (no site https://www.biodiversity4all.org/guides/1453) e partilha de informação pelos alunos que vivem muito perto deste espaço, sobre a biodiversidade de animais e plantas, bem como a relação existente entre todo o Ecossistema com o Tejo como pano de fundo. Sempre que possível, houve a articulação com conteúdos programáticos.
5.º - Ainda em articulação com conteúdos programáticos, realizou-se uma primeira sessão de sensibilização/ informação com o EE - Pariz. Foi associado o seu parceiro – Edis – que deram a conhecer a evolução da arte urbana e da sua capacidade de intervenção junto da proteção da natureza.
6.º - Seguiu-se outra sessão em que se desenvolveu um novo Brainstorming, agora entre artista e alunos para escolher de forma fundamentada, os animais, cores e mensagem existentes no mural.
7.º - Elaboração de um primeiro esboço do mural, para sugestão de alterações. Articulação com a Junta de freguesia de Benfica (localização do mural- estacionamento do viaduto da 2.ª circular junto ao Centro Comercial fonte Nova), tintas, limpeza do espaço, colocação de baias (protetoras), da Câmara Municipal de Lisboa (autorização de pintura do espaço público) e EMEL (retirada de carros e suspensão de estacionamento).
8.º- Aquisição da técnica e de cuidados ao utilizar latas de tinta por parte dos alunos, seguindo-se a pintura do muro por parte destes e dos artistas Pariz e Edis ONE. Os EE da turma foram convidados a acompanhar em momento.
9.º Inauguração do Mural com a presença de alguns alunos do 6.º6ª, professores envolvidos, Presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Ricardo Marques, Directora do AEB, Rosária Alves, Coordenadora da Escola PS, Joana Chaves e a Equipa Eco Escola.
10.º - Elaboração de notícia pelos alunos para divulgação da iniciativa junto da comunidade escolar.
11.º Divulgação nas redes sociais da Junta de Freguesia de Benfica e página do Agrupamento.
11.º - Elaboração da memória descritiva.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Participaram 20 alunos com idades compreendidas entre os 11 e 14 anos. A forma como foram envolvidos já se encontra descrita anteriormente.