Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB 2,3 Dr. João das Regras (Lourinhã)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Ecossistema de Sapal

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal da Lourinhã

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Exemplo de um ecossistema lagunar com aves limícolas onde é possível observar algumas aves deste tipo de habitat. Após uma visita de estudo ao passeio marítimo do Tejo as aves mais marcantes para os alunos, Flamingo, Alfaiate, Pernilongo e Corvo marinho, aves que puderam ser observadas em maré baixa. O mocho no interior da árvore é também um elemento que durante a noite é um visitante dos jardins da escola.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A Lourinhã, concelho situado no litoral, abrange um território de grande riqueza geomorfológica e biológica. A nossa escola situa-se num local sobranceiro à várzea do Rio Grande, cuja foz se encontra na Praia da Areia Branca, local de onde é possível observar algumas aves limícolas. Do estudo da biodiversidade e dinâmica de ecossistemas do programa de ciências naturais do 8º ano e da visita ao passeio marítimo do Tejo na visita à fábrica de água de Beirolas, surgiu a vontade de compor um pequeno ecossistema que pudesse representar esse ambiente com as aves mais marcantes para os alunos, Flamingo, Alfaiate, Pernilongo e Corvo marinho.

Foi escolhida uma parede na entrada da escola, e voltada para a entrada principal / estrada nacional Lourinhã -Torres Vedras. Devido aos exames nacionais e provas de aferição. A chuva constante, o s exames e as provas de aferição condicionaram muito a realização do trabalho que poderá ter o seu término global mais tarde do que o regulamento propõe.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Alunos de 13-14 anos. Num concelho Eco-Escolas foi lançado o desafio de participação a todos os alunos do 8º anos para proporem elementos figurativos. O trabalho final resulta de uma colagem desses elementos propostos pelos diferentes alunos, alguns pertencentes ao conselho Eco-Escolas, outros não.