Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica de Vendas Novas nº2 (Vendas Novas)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Foto panorâmica do trabalho final.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
A única parceria foi feita com a CMVN que nos forneceu as tintas e pinceis necessários para o desenvolvimento do projeto.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Sendo um ecossistema definido como um conjunto de organismos vivos que vivem juntos relacionando-se entre si e interagindo com o ambiente em que habitam, as fotos em destaque são representativas de uma simbiose entre os seres vivos nelas destacadas. . É certamente um ecossistema terrestre em que partilham um mesmo local (habitat), desenvolvendo entre si alguma competição na procura constante de alimento ou espaço. Não há seres prejudicados na procura de alimento e todos são beneficiários.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha da foto (Ecossistema-biodiversidade) deveu-se ao facto de, quanto a nós, ser a mais representativa da biodiversidade apresentada no mural.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A metodologia de trabalho foi a seguinte: após se ter apresentado o projeto aos alunos, estes lançaram algumas ideias sobre o que gostariam de ver desenhado nos muros da escola tendo em linha de conta a biodiversidade.
Uma vez escolhidos os animais e plantas a desenhar, foi lançado o desafio da apresentação final: surgiu a ideia de fazer uma cerca que envolve toda a paisagem.
Demos continuidade ao projeto escolhendo o espaço adequado: o muro interior que circunda a antiga entrada principal do edifício escolar.
As professoras fizeram moldes dos desenhos a reproduzir de modo a que fosse mais fácil para todos perceber a melhor ocupação do espaço e a aplicação das tintas.
Devido a uma boa articulação entre auxiliares, professoras e alunos, ao longo de vários dias, a pouco e pouco, as cores e as formas foram dando lugar a um muro com vida onde a diversidade animal e vegetal são os elementos decorativos.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos intervenientes no projeto têm entre os 8 e os 10 anos de idade e quase todos os alunos deram o seu contributo pintando ou desenhando os diferentes elementos do mural, sempre em conjunto com as professoras ou auxiliares.