Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica dos Campos da Misericórdia (Vendas Novas)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura final

Fotografias de detalhes:

Pormenores.

Parceiros:
O município forneceu os materiais para as pinturas.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O montado é uma das paisagens mais emblemáticas de Portugal, em especial no Alentejo,
Constitui-se como um ecossistema único com uma diversidade de espécies ímpar e um equilíbrio exemplar entre homem e natureza.
Este ecossistema mediterrânico é composto por uma enorme diversidade de espécies.
Só em termos de avifauna, existem nos montados mais de 120 espécies, algumas com estatuto vulnerável ou ameaçadas de extinção como a águia de bonelli, a águia-imperial ou a cegonha-preta.
A espécie vegetal mais comum e emblemática deste ecossistema é o sobreiro; É possível observar diversas espécies de cogumelos que estabelecem uma interessante relação simbiótica com os sobreiros.
Também existem inúmeras espécies de mamíferos;
Elementos do ecossistema representados na pintura:
• Sobreiro (Quercus suber L)
• Cogumelos do montado (Boletus aereus Bull)
• Ouriço-caixeiro ( Erinaceus europaeus)
• Saca- rabos (Herpestes ichneumon)
• Javali ( Sus scrofa)
• Cegonha-preta (Ciconia nigra L.)
• Águia-imperial-ibérica ( Aquila adalberti)
,

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem escolhida foi inspirada na beleza da paisagem do montado alentejano ao pôr- do-sol, com alguns elementos representativos da fauna e flora existentes no Alentejo.

O mural foi criado e utilizado como um recurso para uma aprendizagem colaborativa que envolveu:
Pesquisa da fauna e flora presentes no Alentejo;
Seleção dos elementos a representar;
Pintura do fundo com recurso a esponjas;
Ampliação dos elementos figurativos, passagem para o papel, recorte e contorno dos mesmos na parede e pintura.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos participantes nesta atividade têm idades compreendidas entre os 6 e 10 anos. Foram envolvidos na escolha das espécies a representar e nas pinturas.