Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Centro Escolar Salgueiro Maia (Santarém)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura - totalidade

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
União de Freguesias da cidade de Santarém que prontamente se dispôs a pintar a parede intervencionada com uma primeira camada de tinta branca. Contámos também com a a Câmara Municipal de Santarém.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Paisagem do Ecossistema - O mural foi pintado numa primeira fase, com as cores azul e verde, representando assim as cores predominantes do nosso planeta.
Depois de seco as crianças coloriram toda a superfície com flores, levemente sobrevoadas por abelhas e uma árvore de onde pende uma gaiola que se mantém aberta, com duas aves a voar livremente.

Qual a razão da escolha desta imagem?
As docentes do Jardim de Infância do Centro Escolar Salgueiro Maia decidiram dar continuidade ao referido Projeto durante os meses de primavera.
As crianças aderiram com alegria a este projeto, valorizaram o espírito de conjunto e viveram a experiência de melhorar e dar cor a um suporte definitivo que é uma das paredes limites do espaço exterior destinado ao pré-escolar.

Numa fase inicial alunos e educadores escolheram os elementos constituintes da paisagem a pintar. Depois procedeu-se à pintura do fundo e aos elementos constituintes da paisagem.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Crianças dos 3 aos 6 anos.