Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB de Louro/Mouquim (Vila Nova de Famalicão)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muro terminado.

Fotografias de detalhes:

Não foram tiradas fotos de promenores.  Mas temos esta.

Parceiros:
Os parceiros foram os Pais/Enc. de Educação que doaram os lápis de carpinteiro e os recipientes para fazer as tintas; a impresa Argatintas que forneceu as tintas e corantes.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Na pintura estão presentes o loureiro, o rio Este, uma azenha, uma vaca, o Parque da Formiga e a sua flora e fauna (flores, formigas, caracóis...)

Qual a razão da escolha desta imagem?
Os alunos fizeram uma pesquisa e desenhram a biodiversidade da freguesia. Foi realizada uma exposição do mesmo em frente à escola.

Foi realizada uma exposição do mesmo em frente à escola.Desses desenhos, foi escolhido o mais simples e foi transposto para o mural pelo professor coordenador do Eco-escolas, por um colega do 2º ciclo que dá aulas na nossa escola e por um professor titular do 2º ano de escolaridade.
A pintura do mesmo foi orientada pela Coordenadora do Eco-Escolas.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos foram desde o Pré-escolar até ao 4º ano de escolaridade ; participaram 2 turmas do Pré-escolar, 2 turmas do 1º ano, 2 turmas do 2º ano, 2 turmas do 3ºano e 2 turmas do 4º ano de escolaridade.Cada turma tem cerca de 20 alunos e foram dispostos ao longo do muro, com um recipiente para cada dois alunos e cada um com o seu pincel. Os limites de cada elemento do desenho estavam traçados e apenas foram orientados no sentido de obdecer aos contornos.