Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Jardim de Infância da Castanheira (Águeda)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura final.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Os parceiros na atividade foram a Junta de Freguesia que disponibilizou o espaço a pintar (não havia outro), a Câmara Municipal com os materiais de pintura e o artista plástco que orientou o trabalho.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema representado é aquático (o rio) e os elementos nele representados são a lontra(que por vezes é avistada no rio Águeda), o sapo, o guarda- rios (ave local) e o cágado e a vegetação que cresce junto ao rio. Ainda é representado o terrestre na pintura das abelhas e de uma zona de fores.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha da imagem tem a ver com a proximidade do rio, ser um local que as crianças gostam de visitar e se falar sobre a importância dos rios, a vida que neles existe, os cuidados que devemos ter para não os poluir. As abelhas porque foi um projeto recentemente vivido e no qual as crianças de envolveram a níveis elevados.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A atividade iniciou com a escolha no inicio do ano do desafio e do que se iria representar na pintura. Foi então, pedido à Câmara Municipal, apoio para as tintas material de pintura, tendo esta respondido prontamente que daria os materiais e anda o apoio de um artista por eles convidado e com trabalhos esta área. Foi então enviado à Câmara Municipal a proposta de pintura (biodiversidade local ligada ao rio que passa na proximidade do JI), para aquisição das tintas, material de pintura e feito o convite pela Câmara ao artista. No dia da realização da atividade, o artista trouxe algumas imagens, das quais foram selecionadas 4 para serem pintadas. Ele fez um esboço dos animais e as crianças preencheram os espaços com as tintas, observando as imagens e seguindo as orientações do artista, que no final fez os remates finais. Como um dos animais que as crianças gostavam de ver representadas eram as abelhas também foram pintadas algumas abelhas.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
as crianças são de pré escolar entre os 3 e os 6 anos de idade. o envolvimento das crianças passou por escolher o tema a representar - o rio e animais que lá vivem - escolher os animais de entre algumas propostas apresentadas e depois participar a própria pintura, com a orientação do artista que a Câmara Municipal ofereceu para a realização deste desafio.