Escola Secundária de Paços de Ferreira (Paços de Ferreira)
Parceiros:
Câmara Municipal de Paços de Ferreira.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Os alunos realizaram as pinturas ao ar livre no muro próximo do charco da escola para sensibilizar a comunidade sobre a preservação da “Biodiversidade”, recuperação e regeneração dos “Espaços exteriores”, em que se pretendeu integrar os ecossistemas de zonas húmidas (charco) e a pradaria com o oceano (pintura no muro).
Na pintura estão representadas a água salgada e diferentes algas.
Qual a razão da escolha desta imagem?
Os alunos pesquisaram e elaboraram o trabalho de projeto que se baseou na obra: Polinesia, o mar de Henri Matisse.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
1ª Etapa: Os alunos conheceram o local e o ambiente envolvente.
2ª Etapa: Nas aulas, os alunos realizaram diferentes esboços de ecossistemas.
3ª etapa: Foi selecionado o projeto que se baseou na obra de Henri Matisse.
4ª etapa: Elaboração da pintura.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Alunos da turma do 10º F, média de idade de 15-16 anos.