Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Colégio da Associação Cultural e Recreativa de Fornelos (Fafe)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Visão global do ecossistema representado

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Fafe.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema presente é o ambiente marinho, onde estão representadas tartarugas, peixes, polvo, caranguejo, cavalo marinho, algas, baleia, areias, estrelas do mar, pedras, alforrecas, tubarão, raia e peixe balão.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem foi escolhida por representar o maior habitat do nosso planeta, dando-lhe o devido destaque e importância. Além disso, foi um dos temas apontados como de menor intervenção da nossa Instituição.

⁠Após uma pequena apresentação dos elementos pertencentes ao ecossistema em questão, os docentes do 1.º Ciclo desafiaram os alunos a realizar um desenho à sua escolha que retratasse aquele que é o ambiente marinho.
De seguida, os desenhos foram apresentados a um júri que selecionou as quatro melhores representações para, posteriormente, executar o mural.
Os desenhos selecionados foram delineados nas paredes, com recurso a um projetor. Seguiram-se os momentos dedicados à pintura levada a cabo pelos alunos do 1.º e 2.º Ciclos.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Toda a comunidade escolar, com maior incidência para as crianças dos 7 aos 12 anos.
Cada professor organizou a sua turma de forma a que todos participassem organizadamente.