Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB de Fareja (Fafe)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Para esta atividade tivemos a parceria da Câmara Municipal de Fafe que ofereceu todo o material para a execução da pintura e a concordância da Junta de Freguesia de Cepães e Fareja na escolha da parede a pintar.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema escolhido foi o aquático, mais especificamente, o marinho.
Os elementos presentes nesta pintura são: peixe, cavalo-marinho fêmea e cavalo-marinho macho, bem como algumas algas.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Ao escolher esta imagem, tivemos em consideração o facto da parede pintada no ano letivo transato fazer com a parede deste ano um L, criando-se um espaço exterior coberto, de proximidade à horta e que lhe pode servir de suporte. Deste modo, fazia-nos sentido que o ecossistema desse constinuidade ao existente na parede anterior, tendo de diferente, alguns dos elementos que nele habitam. Continuamos, portanto, a optar por um ecossistema marinho livre de poluição com diversidade ao nível da fauna e da flora.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A elaboração deste mural foi contextualizada, desde o início do ano letivo, ao trabalhar-se regularmente o tema: água. A preocupação com os recursos hídricos e o foco nas problemáticas ambientais que prejudicam os oceanos foi temática permanente. Os seres vivos do habitat aquático foram também muito aprofundados este ano, daí a atividade "Muros com vida" ter enquadramento interdisciplinar. Ao nível de processo de trabalho: a seleção de algumas imagens que se enquadrassem na pintura já existente passou pelos adultos da escola que, posteriormente, deixaram à consideração dos alunos a escolha da imagem final. Posto isto, competiu aos alunos do Pré-escolar, com a sua educadora, esboçar a imagem na parede e fazer o seu contorno inicial. Os alunos mais velhos (3º e 4º ano) pintaram os pormenores mais minusciosos e os alunos do 1º e 2º ano focaram-se na pintura dos espaços maiores, tendo obtido alguma colaboração dos meninos do pré-escolar. No final reforçou-se o contorno, na expectativa de que a pintura permaneça intacta mais tempo!

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Foram envolvidos todos os alunos da escola, desde o pré-escolar ao 1º ciclo, com idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos. Todos participaram ativamente, tendo mostrado agrado e gosto pela atividade.