Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB de Cepães (Fafe)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
O Município de Fafe foi o nosso grande parceiro na participação neste desafio.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema selecionado foi um ecossistemas terrestre, com árvores de grande porte, montanhas nevadas e animais que facilmente se encontram na nossa zona, o caracol, o mocho, a raposa e as borboletas.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Esta imagem foi escolhida por representar uma floresta com diferentes elementos, animais que existem na nossa área geográfica como o mocho, o caracol, a raposa e as borboletas. Foi, ainda, tido em consideração o facto de ser um ecossistema diferente do selecionado no ano anterior, uma vez que os muros são muito próximos, criando, assim, uma tela com diferentes ecossistemas.

Numa primeira fase, os alunos fizeram uma pesquisa de diferentes tipos de ecossistemas, posteriormente pesquisaram ecossistemas com animais / plantas da nossa zona (Minho). Após estas pesquisas foi realizado um debate, onde cada aluno da turma envolvida fez uma breve apresentação/justificação da sua escolha (tipo de ecossistema). A fase seguinte foi fazer a ilustração desse ecossistema. Depois de terminados os desenhos, procedeu-se a uma seleção da ilustração a realizar na parede. A última tarefa foi passar do papel ao muro, replicando o desenho em grande dimensão e posterior pintura.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos no desfaio "Muros com vida" são os alunos de 3.º e 4.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 8 e 10 anos. Os alunos, em sala de aula realizaram uma pesquisa acerca dos diferentes tipos de ecossistemas existentes e cada um elaborou o desenho desenho do seu ecossistema dando preferência a florestas, realidade mais próxima. Seguiu-se o desenho da parede e a participação no processo de pintura.