Escola EB de Cepães (Fafe)
Parceiros:
O Município de Fafe foi o nosso grande parceiro na participação neste desafio.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema selecionado foi um ecossistemas terrestre, com árvores de grande porte, montanhas nevadas e animais que facilmente se encontram na nossa zona, o caracol, o mocho, a raposa e as borboletas.
Qual a razão da escolha desta imagem?
Esta imagem foi escolhida por representar uma floresta com diferentes elementos, animais que existem na nossa área geográfica como o mocho, o caracol, a raposa e as borboletas. Foi, ainda, tido em consideração o facto de ser um ecossistema diferente do selecionado no ano anterior, uma vez que os muros são muito próximos, criando, assim, uma tela com diferentes ecossistemas.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Numa primeira fase, os alunos fizeram uma pesquisa de diferentes tipos de ecossistemas, posteriormente pesquisaram ecossistemas com animais / plantas da nossa zona (Minho). Após estas pesquisas foi realizado um debate, onde cada aluno da turma envolvida fez uma breve apresentação/justificação da sua escolha (tipo de ecossistema). A fase seguinte foi fazer a ilustração desse ecossistema. Depois de terminados os desenhos, procedeu-se a uma seleção da ilustração a realizar na parede. A última tarefa foi passar do papel ao muro, replicando o desenho em grande dimensão e posterior pintura.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos no desfaio "Muros com vida" são os alunos de 3.º e 4.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 8 e 10 anos. Os alunos, em sala de aula realizaram uma pesquisa acerca dos diferentes tipos de ecossistemas existentes e cada um elaborou o desenho desenho do seu ecossistema dando preferência a florestas, realidade mais próxima. Seguiu-se o desenho da parede e a participação no processo de pintura.