Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Parceiros:
Câmara Municipal da Nazaré - Gabinete do Ambiente

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema Aquático - Tubarão, algas, estrelas do mar, caranguejo, gaivotas;
Ecossistema Terrestre - Lince Ibérico; Coqueiro, aves, borboletas.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A razão pela qual se escolheu esta imagem foi devido à mensagem escrita e apelativa à adoção de comportamentos que contribuam para a preservação dos ecossistemas.Também devido ao facto de aludir ao equilíbrio entre o ecossistema terrestre e aquático.

1º etapa - Selecionar todas as turmas do 4ºano para a realização do desenho.
2ª etapa - Sensibilização de professores e alunos para o trabalho a desenvolver ( Visualização de filmes relativos aos ecossistemas e diferentes espécies; Diálogo sobre a necessidade de implementação de medidas para a sustentabilidade do Planeta Terra; Visualização de trabalhos realizados em anos anteriores)
3ª etapa - Realização dos desenhos
4ª etapa - Recolha de trabalhos
5ª etapa- Seleção de trabalhos por turma
6ª etapa - Seleção do desenho final
7ºetapa - Projeção do desenho na parede
8ª Pintura de todos os pormenores com a participação de todos os alunos da turma.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
9/10 anos de idade.
Sensibilização dos alunos para o trabalho a desenvolver ( Visualização de filmes relativos aos ecossistemas e diferentes espécies; Diálogo sobre a necessidade de implementação de medidas para a sustentabilidade do Planeta Terra; Visualização de trabalhos realizados em anos anteriores).