Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Luís Madureira (Amadora)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Os ecossistemas mais trabalhados foram os ecossistemas marinhos e a influência da poluição atmosférica nos mesmos pois um dos ODS está relacionado com a ação climática e proteger a vida marítima.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Tendo em conta que a temática da disciplina de Mape@r aborda os ODS, escolhemos trabalhar os que Portugal deve enfatizar.

A dinâmica foi abordada em aula, onde se falou dos ODS, em especial os enfatizados em Portugal, explicando a sua importância e realizando trabalhos de pesquisa. Esses mesmos trabalhos foram depois transpostos para os muros da nossa escola, de modo a envolver a comunidade escolar.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
O projeto foi realizado por duas turmas do 9º ano. Os alunos estudaram 6 ODS evidenciados em Portugal, fazendo um trabalho de pesquisa sobre medidas para atingir objetivos delineados para cada. De seguida, realizaram um desenho que evidenciasse essas medidas, respeitando cores e o tema. Anonimamente escolheram o melhor desenho e fizeram as pinturas nos muros.