Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Professor Artur Nunes Vidal (Águeda)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Escadas reparadas a aguardar 2.ª demão de tinta

Fotografias de detalhes:

Pimpão em perspetiva

Parceiros:
Câmara Municipal de Águeda

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Fluvial - lacustre
Pateira de Fermentelos

Qual a razão da escolha desta imagem?
Foi transportado um pouco da Pateira para as escadas cruas de cimento armado, pinceladas e com distintos tons de azul das suas águas e imortalizando um dos seus típicos e peculiares habitantes, o Pimpão.

Escadaria principal da Escola Nunes Vidal em Fermentelos
Esta, despida de cor e graça contrasta com as luxuriantes cores e vidas da sua vizinha Pateira. Nesta proliferam distintos seres aquáticos, entre eles as Carpas e os Pimpões que rodopiam entre os Nenúfares e enfrentam a força da natureza dos Jacintos.
Cores que realçam e ilustram a entrada para o mundo fecundo de uma Escola a ensinar o Saber. Interpretação pelos alunos ao nível da criatividade com os elementos de referência da região

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Foram envolvidos alunos do 3.º CEB, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, aquando da abordagem à temática "Educação ambiental", no processo de pesquisa.
Na fase de execução, foram orientados pela docente Pia Gonçalves, no âmbito das temáticas curriculares das disciplinas de Educação Visual e de Complemento à Educação Artística.