Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Centro Escolar de Areias (Ferreira do Zêzere)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Motivos da nossa aldeia/localidade, naturais de flora e fauna: rio Zêzere; aves; galinha com os ovos ( Capital do ovo); peixe mais apanhado no rio, Achegam; garça, coelho; abelhas; flores; árvores...menino e menina;<br />
Monumentos - escola e igreja matriz

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Neste desafio, tivemos a colaboração da Autarquia na preparação da parede e na aquisição dos materiais necessários - tintas e pincéis.
Alguns Encarregados de Educação com horários mais flexíveis disponibilizaram-se para ajudar durante todo o processo.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A pintura apresenta aspetos da localidade, que se insere numa zona rural. É uma paisagem campestre, apresentando motivos naturais nomeadamente seres vivos mais predominantes na região. Flora e fauna: uma ave de rapina; achegam (peixe mais pescado na região); garça; rã; galinha com os ovos ( Ferreira do Zêzere é a Capital do Ovo); abelha; entre outros. Aparecem também um menino e uma menina a caminho da escola, pelo que fez sentido ir buscar esse motivo que estava noutro desenho. Sendo a igreja matriz o monumento mais característico da localidade foi também rebuscado de outro desenho, completando e valorizando o desenho inicialmente escolhido.

Qual a razão da escolha desta imagem?

Achamos que seria um trabalho desafiante, que envolveria toda a comunidade educativa e que teria visibilidade para gerações futuras.
Assim e depois de lido o regulamento do desafio, motivaram-se os alunos para a elaboração de uma paisagem natural onde aparecessem os elementos mais característicos da localidade. A imagem escolhida foi sujeita a votação pelos alunos da turma. No entanto, como não tinha os edifícios mais emblemáticos da localidade, optou-se por introduzir alguns elementos de outros desenhos, nomeadamente a igreja e a escola.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
O desafio foi proposto inicialmente, pela coordenadora do projeto e depois pela professora da turma.
Os alunos têm entre 9 e 10 anos, são de 4º ano.