Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Jardim de Infância de Carvalho (Ovar)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Ovar no fornecimento das tintas, na partilha sobre o projeto desenvolvido pelas crianças do Jardim de Infância e colaboração na pintura dos logótipos, disponibilizando os stencil.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Aprendemos sobre a importância das abelhas e outros insetos para o nosso planeta, ouvimos e explorámos a história "A Viagem da Abelha", observámos imagens na internet e no nosso jardim, visionámos uns vídeos sobre insetos polinizadores e as flores "que eles mais gostam"; fizemos alimentadores para polinizadores, um pequeno canteiro para polinizadores e como conclusão e sistematização de aprendizagens, o projeto para o muro do nosso jardim.
Incluiu, flores: margaridas, alfazema/lavanda, cravos, zínias e girassóis. Estão também representados: abelhas, abelhão, formigas, caracol e borboletas.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A pintura do mural enquadra-se nos temas do ano Eco-Escolas “Biodiversidade: Preservar e Regenerar” e “Espaços exteriores”.
No seguimento da participação no Projeto Cientistas em Ação, no Parque Ambiental do Buçaquinho, as crianças aprenderam sobre a importância dos insetos polinizadores e participaram na atividade de elaboração de alimentadores para insetos polinizadores e, dado o interesse despoletado fomos pesquisar mais sobre o assunto. Pesquisaram com a ajuda do adulto, sobre a biodiversidade existente na nossa escola e surgiu assim a ideia para o tema para a pintura do muro.

A partir das descobertas realizadas no âmbito do estudo da temática em causa, cada criança desenhou, segundo o seu olhar e ponto de vista, as espécies que mais gostou e que desejava ver representada no muro. De seguida foi feita uma seleção em grupo e compilado o desenho/projeto final a pintar pelas crianças mais velhas da turma.
As crianças mais velhas acompanhadas pela educadora desenharam a giz, no muro, os diversos elementos do ecossistema a representar.
A pintura foi realizada por todas as crianças do JI, sem exceção, com a ajuda do adulto e de forma rotativa tendo todos participado ativamente na finalização da ideia original projetada.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Este trabalho do Jardim de infância de Carvalho, no âmbito do Projeto "Muros Com Vida" pertencente ao Agrupamento de Escolas de Ovar Sul, foi elaborado pela turma C, turma única deste JI e por crianças entre os 3 e os 6 anos de idade.
Tendo sido as crianças os protagonistas das suas próprias aprendizagens e descobertas, participaram e envolveram-se ativamente, desde o primeiro momento, na construção dos saberes relativos à importância dos insetos polinizadores que resultou na elaboração do desenho para o projeto de pintura do muro.