Escola Profissional e de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego (Montemor-o-Velho)
Parceiros:
FLOWer Lab, Centre for Functional Ecology – Science for People & the Planet (Department of Life Sciences | University of Coimbra)
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Abelhas e borboleta como exemplos mais comuns de polinizadores, flores, espaço verde e favos de mel, linha alusiva à polinização; frase alusiva à polinização e ao conhecimento “A polinização faz-se como o conhecimento, transmite-se de ser para ser”. Foi ainda efetuada menção ao projeto @PolinizAÇÃO - projeto cujo principal objetivo é identificar ações concretas para melhorar o conhecimento e a conservação dos insetos polinizadores ao nível nacional, combater as causas do seu declínio e mobilizar e consciencializar a sociedade, assente num planeamento estratégico e cooperação a todos os níveis – de forma a promover a cidadania ativa e a ciência cidadã.
O @PolinizAÇÃO foi escrito em cima do desenhado de espaço verde, de forma a sensibilizar os cidadãos para os espaços verdes silvestres, que são uma importante fonte de alimento para os polinizadores, mas que o cidadão comum não aprecia.
Qual a razão da escolha desta imagem?
O desenho foi elaborado com a junção de elementos dos desenhos de vários alunos, efetuados após a formação/sensibilização dinamizada pela FLOWer Lab; a escolha das cores teve por base as tintas já disponíveis do projeto “O Mar começa aqui” (2022/2023), de forma a adquirir menos tintas; as cores da pintura do edifício da escola; as características do muro (muro com pouca altura, e com altura “em crescendo”). Foi preservada a cor natural do muro - cor amarela. O Município e a Escola selecionaram um muro perto da escola com muito destaque (coordenadas: 40.183301266791716, -8.67291653806343), uma vez que se situa perto do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, perto dos hipermercados e na Nacional 111 (estrada com muito tráfego rodoviário, e que faz a ligação de Coimbra a Figueira da Foz e à A14).
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Reuniões e pontos de situação regulares entre a Unidade de Ambiente, Limpeza Urbana e Saúde Animal do Município e a Equipa do Eco-Escolas da EPDRBM; apoio da FLOWer Lab; dinamização de formação por especialistas em biologia, na área dos polinizadores e da botânica, para que os alunos tivessem ferramentas para o desenho; brainstorming; tratamento de multimédia das imagens até chegar ao desenho final; pintura do muro acompanhada por professores.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos têm entre 15-18 anos e foram envolvidos no projeto através da presença num webinar e sessão presencial dinamizada pela FLOWer Lab sobre a importância dos polinizadores; criação do desenho a pintar; brainstorming para criar frase a transcrever no muro; pintura do muro e fotografar o muro e processo criativo.