Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB1/JI Boavista - Sernande (Felgueiras)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

O pátio da nossa escola

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Foi estabelecida parceria com o Município que assumiu o fornecimento das tintas.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Neste mural vemos parte do ecossistema presente no pátio da escola, que os alunos decidiram representar.
Ao explorarem o tema "A Bio e Geodiversidade da Minha Escola" no pátio da escola, os alunos observaram e registaram os seres vivos que encontraram e posteriormente em ambiente de sala de aula identificaram e estudaram.
Perante os resultados obtidos e a constatação da diversidade de seres vivos que identificaram, decidiram responder ao desafio lançado e realizaram ilustrações representando-os no "nosso muro com vida".
Assim as flores representam o canteiro dos polinizadores, este ano construído pelos alunos no âmbito da candidatura de um projeto ao Fundo Pias financiado pela autarquia; a árvore representa a flora existente no nosso pátio que sendo pequeno é extremamente rico na variedade de espécies que apresenta (entre árvores, arbustos e árvores de fruto).
O caracol pelo papel de destaque que este ano assumiu pois apesar do especial carinho que têm por este pequeno animal, perceberam que estavam a estragar os girassóis do cantinho dos polinizadores, a horta e o canteiro dos morangos.
Perante este problema foi necessário perceber como promover o convívio harmonioso entre estas espécies: proteger as plantas sem destruir os caracóis.
Com alguma pesquisa e o conhecimento empírico dos avós, a solução encontrada foi colocar cal à volta dos canteiros das plantas, que curiosamente e para espanto de todos resultou.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Foi selecionada pelos alunos entre as propostas apresentadas.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A elaboração deste mural teve com ponto de partida a implementação de vários projetos no âmbito da Educação Ambiental com especial foco nas áreas de Ambiente, Sustentabilidade, Economia Circular e Alterações Climáticas, nomeadamente: Projeto "Ciência Viva nos Pátios" com foco no estudo da Geodiversidade existente no pátio escolar e espaço circundante da escola, candidatura ao "Fundo PIAS – Projeto Inovador de Ambiente e Sustentabilidade" promovido pelo Município e que foi aprovado e financiado e Programa Eco-Escolas nas atividades "Hortas Bio nas Eco-Escolas" e "A Bio e Geodiversidade da Minha Escola".
O desenvolvimento das diversas atividades realizadas no âmbito destes projetos deu o mote para os alunos refletirem sobre como o resultado do trabalho realizado ao longo do ano poderia ser representado no mural que no final do ano seria realizado.
Desafio lançado, apresentaram propostas para o nosso muro com vida e selecionaram a preferida.
Com o plano definido e orientados pelos professores titulares e professor de apoio, organizaram-se pequenos grupos para a realização da atividade.
As condições climatéricas condicionaram as datas previstas para a realização do trabalho, que implicou vários adiamentos.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Com idades compreendidas entre os três e os noves anos, uma das formas de realizar algumas das atividades de campo que envolveram os mais pequeninos, nomeadamente a descoberta e observação de seres vivos no pátio com auxílio de visualizadores e pequenos microscópios portáteis, foi organizar pequenos grupos de crianças do pré-escolar orientados pelos alunos mais velhos do 4.º ano (três pequeninos e um mais velho).
Para a pintura do mural a organização dos grupos no que respeita aos mais pequeninos seguiu o mesmo critério, e os restantes também em pequenos grupos realizaram a tarefa em sistema rotativo, cada qual na sua vez.