Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica de Pombeiro de Ribavizela (Felgueiras)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura Total do Ecossistema

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Felgueiras, Junta de Freguesia de Pombeiro de Ribavizela e Associação de Pais e Encarregados das Escolas de Pombeiro e Jugueiros.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A pintura procura representar um ecossistema terrestre, desde o mar até ao rio, considerando as suas margens, assim como a fauna e a flora existente nesse Meio.
É possível observar alguns animais aquáticos, no meio de água doce, como são exemplos a espécie invasora - o lagostim, o pato bravo, a rã, e alguns peixes, como o barbo e a boga.
Podemos também visualizar algumas aves, como o pato-bravo e o falcão peregrino.
Conseguimos também visualizar algumas árvores existentes na região norte, como o pinheiro, o eucalipto e algumas plantas existentes nos rios, como os nenúfares. Também podemos ver a macieira.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha deste ecossistema, teve como origem o trabalho iniciado no ano anterior, no qual se procurou representar um ecossistema marinho, pelo que, e depois de solicitadas algumas propostas aos alunos, eles propuseram dar continuidade tendo como base o tema: desde o mar até à montanha, fazendo uma alusão ao rio Douro, ao seu afluente Sousa, que nasce no concelho.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O projeto Muros com Vida foi realizado no âmbito da implementação do Programa Eco-Escolas na Escola Básica de Pombeiro de Ribavizela.
Numa primeira fase, em reunião do Conselho Eco-Escolas, ficou definido que a escola iria participar nesta atividade e que a Câmara Municipal de Felgueiras, a Junta de Freguesia e a Associação de Pais e Encarregados de Educação iriam apoiar no fornecimento de materiais e limpeza do muro.
Em seguida foi decidido pelos alunos que o local a pintar seria junto à caixa de areia existente na escola, dando continuidade ao trabalho elaborado no ano anterior e que o ecossistema escolhido seria terrestre, por forma a estabelecer uma relação do mar até à montanha, fazendo uma alusão ao rio Sousa que nasce no concelho e é afluente do Douro.
Seguidamente, os alunos/turma dialogaram/discutiram sobre a biodiversidade de um habitat marinho, fizeram algumas pesquisas e os alunos do 4º ano apresentaram os diferentes desenhos do projeto a concurso.
Depois de ocorrida a seleção do desenho por parte dos alunos, foi colocar mãos-à-obra, desenhar e pintar o espaço selecionado.
Para esta tarefas contribuíram os alunos dos diferentes níveis de ensino, docentes e pessoal não docente.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos nesta atividade de forma mais direta, têm idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade.
Os mesmos para além de criarem o projeto/desenho a representar, também colaboraram na realização das pinturas.