Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica de Ribeirinho, Penacova (Felgueiras)

Fotografias do processo/pintura:

Várias etapas da pintura.

Totalidade da pintura:

Trabalho final - A beleza do oceano.

Fotografias de detalhes:

Pintura de uma parte do muro.

Parceiros:
A escola contou com a colaboração da Câmara Municipal, Junta de Freguesia e Associação de Pais da Escola. Forneceram os materiais necessários: tintas, rolo de pintura, trincha, pincéis de vários tamanhos, bandeja para colocar a tinta, panos de limpeza, cartão, esponjas.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A pintura realizada enquadra-se nos temas do Eco-escolas: Biodiversidade – “Preservar e Regenerar” e “Espaços exteriores” e pretendeu dar continuidade à pintura realizada no ano letivo de 2021-2022, uma vez que naquela altura só foi pintada uma parte do muro. Assim, continuou-se com o mesmo ecossistema – o oceano. Este ecossistema abriga uma infinidade de espécies de animais e vegetais. Na pintura estão representados diferentes peixes, um tubarão, algas, estrela-do-mar (dá continuidade à outra pintura que tem outros elementos do oceano). Mais uma vez se salientou o papel importante que este ecossistema tem no equilíbrio do planeta e pelo facto de se verificar que tem sofrido bastante e continua a sofrer com algumas ações do ser humano.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Em 2021/2022 a escola participou no projeto Muros com Vida pintando só uma parte do muro que se situa junto ao portão de entrada, na parte interior do recinto escolar. Uma grande extensão deste muro ficou sem vida e pouco atrativo. Então, este ano, decidiu-se pela sua pintura e pela continuidade do ecossistema ali pintado – o oceano.
Depois a escolha do desenho teve por base todo o envolvimento criado após a visualização do filme “À procura de Nemo”, cuja ação se desenrola no oceano.
Com o desenho criado para além de se pretender sensibilizar a comunidade escolar para a preservação da natureza e o equilíbrio dos ecossistemas pretendeu-se embelezar o espaço escolar, dando-lhe cor e alegria.

Em contexto de sala de aula e no desenvolvimento de atividades realizadas na escola foram abordados temas relacionados com o ambiente. Falou-se da importância da preservação do ambiente para manter a saúde do planeta e dos seres vivos que nele habitam.
Salientou-se a importância dos oceanos na vida dos seres humanos e dos seus problemas ambientais. Falou-se da poluição (lixo, combustível, derrames de petróleo...) e da pesca excessiva como principais responsáveis pelos desequilíbrios verificados nos oceanos.
Foi no seguimento da exploração destes temas que as crianças do Pré-escolar visualizaram o filme “À Procura de Nemo”. Uma história divertida que as levou até às profundezas do oceano, mergulhando num deslumbrante mundo subaquático.
Após a visualização do filme seguiram-se várias atividades lúdicas que envolveram toda a comunidade escolar e foi neste contexto que nasceu a ideia de retratar o ambiente onde se desenrola a ação do filme no desenho do muro.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Face ao entusiasmo evidenciado pelos alunos com as personagens do filme “À Procura de Nemo” a coordenadora do Eco- escolas propôs que se elaborasse um desenho para a pintura do muro. Assim, com os contributos de cada um deles e sob a orientação da Assistente Técnica foi elaborado o desenho - modelo para ser pintado no muro.
Após a elaboração deste iniciaram-se os trabalhos para a pintura do muro. As várias etapas da pintura realizaram-se durante a semana de 3 a 7 de junho e teve a participação de toda a comunidade escolar.
Alunos, assistentes e professoras foram responsáveis por todo o trabalho desde a lavagem do muro, pintura de base (primário e tinta branca) até ao produto final. O trabalho foi orientado pela coordenadora do Programa Eco-escolas.
É mais um trabalho de chamada de atenção para a importância dos oceanos e da sua beleza.
Cuidar dos oceanos é cuidar de nós próprios!
As crianças do Pré-escolar têm idades compreendidas entre os três e os cinco anos e do 1.º ciclo as idades vão desde os 6 anos aos 9 anos.