Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica de Cimo de Vila (Felgueiras)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Totalidade do muro pintado

Fotografias de detalhes:

Desenho vencedor

Parceiros:
Os parceiros que nos auxiliaram nesta atividade foram:
A Junta de Freguesia da Refontoura, a Câmara Municipal de Felgueiras e os Pais e Encarregados de Educação.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A imagem representa o oceano onde se pode ver o ecossistema marinho que é fundamental preservar.
Podemos ver algas, peixes, baleias, estrelas-do-mar, polvos, cavalos-marinhos, etc.…
O cavalo-marinho é considerado um símbolo de proteção dos oceanos devido à sua aparente fragilidade e beleza ímpar. No entanto, está a enfrentar diversas ameaças, como a destruição do seu habitat, a poluição dos oceanos e a pesca descontrolada. A preservação do cavalo-marinho e de outras espécies marinhas é crucial para manter o equilíbrio dos ecossistemas marinhos, assim como, para garantir a biodiversidade e a sustentabilidade dos oceanos, que são essenciais para a vida na Terra.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A proteção dos oceanos é primordial para o nosso próprio bem-estar e para as gerações futuras, por isso devemos agir agora em prol da saúde dos ecossistemas marinhos e da sustentabilidade do Planeta Azul, por isso, escolhemos a imagem do oceano.
No âmbito do projeto do agrupamento AprenDiz, e em articulação com a disciplina complementar “ Oficina da Leitura e da Escrita", foram lidas diversas obras. Durante as sessões, os alunos puderam explorar os temas e mensagens presentes nestas obras, discutindo ideias e perspetivas e desenvolvendo a sua capacidade de interpretação e criatividade. A partir dessas reflexões e discussões, surgiram as ideias e conceitos que foram posteriormente materializados no desenho final.
“Abissus e o Livro que Meteu Água”, é uma história que pretende demonstrar a importância da água e a necessidade de a preservar;
“O sonho da reciclagem”, refere a história de uma garrafinha de água que sonhava ser reciclada e que foi parar ao oceano onde fez muitos amigos e viveu muitas aventuras nas ilhas das tartarugas;
“Missão planeta limpo”, relata uma visita de estudo ao Aquário que uma menina fez e conhece a Verdusca, uma tartaruga-marinha verde que ficara doente por ter ingerido plástico no oceano;
“A menina que via o mar de várias cores”, O mar é azul. Exceto para Madalena, que conseguia ver várias cores no mar, mas não sabia o que significava.
Dessa forma, o desenho escolhido sintetiza os conceitos e as práticas abordadas no projeto AprenDiz/Eco-escolas, destacando a importância da interação harmoniosa entre seres humanos e natureza para a construção de um futuro sustentável e equilibrado.
Temos vários animais marinhos, sendo personagens resultantes dessas obras literárias exploradas e os seus ecossistemas aquáticos com os seus elementos vivos a defender o seu habitat.

Para esta atividade “Muros com Vida” foi necessário criar uma dinâmica de grupos e parcerias para que os objetivos propostos nesta atividade fossem atingidos.
Estabeleceu-se parcerias com a Junta de Freguesia, a Câmara Municipal e Pais e Encarregados de Educação. A junta de freguesia colaborou na limpeza do muro, os pais deram uma base de primário para que houvesse uma maior garantia na aderência ao muro das tintas, a Câmara Municipal forneceu as tintas e os alunos executaram o trabalho.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Participaram os alunos do JI e do 1º ciclo. Com idades compreendidas entre os 3 anos e os 10 anos.
A atividade, depois de discutida e inserida no plano de ação da escola, foi apresentada a cada turma onde foram elaboradas propostas de pintura.
Depois de analisados foi escolhido o desenho realizado pela turma do terceiro ano.
Este desenho abrange o maior número de elementos abordados nas obras literárias exploradas em contexto escolar, no âmbito da disciplina complementar “ Oficina da Leitura e Escrita”, em articulação com o projeto do agrupamento AprenDiz.
De seguida, por turmas, o desenho foi transferido para o muro e pintado ao gosto dos alunos, surgindo um muro com vida, com muita cor e atratividade.