Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica da Quinta do Simão (Aveiro)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Mural subdivido já concluído nos muros da Escola Básica Quinta do Simão.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Agrupamento de Escolas de Esgueira
Junta de Freguesia de Esgueira
Câmara Municipal de Aveiro

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Pássaros, Coelhos bravos e horta biológica.

Qual a razão da escolha desta imagem?
De acordo com a realidade da escola os alunos da Escola, em Assembleia, decidiram fazer um mural subdividido pelos diferentes espaços/muros, escolhendo para cada um os elementos mais apropriados, tais como: horta - espantalho; toca - entrada/saída de coelhos, que vivem no terreno contíguo ao muro; pássaros - árvores onde colocamos as casinhas de madeira, com alimentos e que servem de ninhos).

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Numa primeira fase todos os alunos (JI e 1º CEB), em pares mistos projetaram numa folha de papel o desenho para o muro. Expôs-se o trabalho, tendo sido feita a votação das crianças, dos desenhos para pintar.
Numa segunda fase, foram recriados, os desenhos escolhidos, com giz e contornados a tinta preta.
Para finalizar, foram preenchidos os espaços com as devidas cores escolhidas pelas crianças.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Todos os alunos, desde o Pré-Escolar até ao 4º ano, do 1º CEB, foram envolvidos no processo de trabalho.