Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica Integrada de Santa Cruz da Trapa (São Pedro do Sul)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Tela final já junto à parede que será intervencionada.

Fotografias de detalhes:

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Os ecossistemas foram escolhidos pelos alunos. Começaram por fazer esboços e pequenos desenhos que, posteriormente, foram desenhados no mural. Como são alunos de idades muito diversas, pensou-se em fazer vários ecossistemas, por exemplo, um deserto, uma área de terreno com água perto, uma floresta e alguns animais como a raposa, um oceano com vários peixes e espécies vegetais marinhas e um campo verde com uma grande árvore e ainda um campo agrícola, tendo cada grupo de alunos de cada ano ficado responsável por um deles. Os ecossistemas estão representados como numa tela de um filme, daí a moldura branca e preta a imitar as telas dos filmes.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Como foi dito anteriormente, os alunos é que selecionaram os ecossistemas a representar.
Fizeram uma pesquisa sobre os ecossistemas mais urgentes a preservar e regenerar, a nível mundial, tendo sido o ponto de partida para a sua seleção.
Mais tarde e com a ajuda de alguns professores, nomeadamente do geografia e ciências, decidiram escolher os presentes no mural.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Antes de mais convém referir que o mural não foi pintado diretamente na parede do exterior da escola que tinha sido escolhida para o efeito, uma vez que a nossa escola está prestes a ser intervencionada e, a conselho da direção da escola, o mural foi pintado numa tela de madeira, que, após as obras concluídas, será colocada nessa parede.
Depois de feitos os desenhos em papel, os alunos copiaram-nos para a tela e pintaram de seguida, usando para isso, as técnicas aprendidas no clube de artes.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Todos os alunos que constituem os clubes do ambiente e artes estiveram envolvidos. São alunos desde o 5.ºano até ao 9.ºano de escolaridade.