Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Jardim de Infância de Manhouce (Santa Maria da Feira)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

JI Manhouce, Arrifana, Santa Maria da Feira<br />
Pintura mural de um ribeiro com uma pequena cascata do Parque de Lazer da Azenha

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
O Município de Santa Maria da Feira esteve envolvido nesta ação ao fornecer as tintas e os pincéis que foram pedidos.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema representado na pintura é um ribeiro que apresenta uma pequena cascata no Parque de Lazer da Azenha, próximo do Jardim de Infância de Manhouce, Arrifana, Santa Maria da Feira.
As espécies vegetais representadas na pintura são as seguintes: carvalho-alvarinho (Quercus robur), feto-dos-montes (Pteridium aquilinum), feto-pente (Blechnum spicant), dedaleira-das-rochas (Digitalis thapsi), lírio-amarelo (Iris pseudacorus) e pequena-angélica (Aegopodium podagraria).
As espécies animais representadas na pintura são as seguintes: libélula de nervuras vermelhas (Sympetrum fonscolombii) e diversas espécies de borboletas as quais não foi possível realizar a identificação.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A pintura mural com que participamos neste desafio, um ribeiro que apresenta uma pequena cascata no Parque de Lazer da Azenha, próximo do Jardim de Infância de Manhouce, Arrifana, Santa Maria da Feira, pretende homenagear a Biodiversidade da Vila de Arrifana, sensibilizar e alertar para a preservação e proteção da natureza, mais concretamente, a envolvente do nosso Jardim de Infância, situada neste Parque.

O projeto Muros com Vida foi realizado no âmbito da implementação do Programa Eco-Escolas no Jardim de Infância de Manhouce, Arrifana, Santa Maria da Feira e enquadra-se nos temas do ano “Biodiversidade Preservar e Regenerar” e “Espaços Exteriores” e foi desenvolvido em complemento com a educação artística-Cri@rte.
Numa primeira fase, ás crianças do ensino pré-escolar do JI Manhouce foi apresentado o projeto Muros com Vida, em que foi lançado o desafio para pintarem a parede frontal do Jardim de Infância com um ecossistema do Parque de Lazer da Azenha. A escolha recaiu sobre uma parede com muita visibilidade para o exterior do Jardim de Infância, com dimensões de 2,90m (altura) x 3,86m (comprimento).
No Parque de Lazer da Azenha, as crianças desenharam por observação direta, este ecossistema, com a identificação de várias plantas e espécies de animais, bem como do ribeiro, que o atravessa. Estiveram envolvidas 18 crianças na criação de uma proposta de desenho com marcadores. Por votação das crianças, de braço no ar, foi escolhido o melhor desenho do ecossistema do Parque de Lazer da Azenha, para ser pintado no exterior da parede frontal do JI Manhouce.
Na segunda fase do projeto, uma EE, reproduziu o desenho na parede utilizando a ampliação. Esta reprodução foi pintada e a com ajuda das crianças, encarregados de educação e educadora de infância, o muro ficou concluído. Nas pinturas foram utilizadas tintas de água e pincéis fornecidos pelo Município de Santa Maria da Feira.
A parede frontal pintada do JI Manhouce fica visível para a rua, onde pode ser observada e admirada pela comunidade, como espaço de educação, espaço de ciência, espaço de arte, espaço de contemplação e espaço de partilha e comunicação dos princípios de sustentabilidade, sensibilizando e alertando para a preservação e proteção da natureza, embelezando o espaço exterior tornando-o mais atrativo, acolhedor e agradável para todos, através da arte urbana.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
As 18 crianças do JI Manhouce, do Agrupamento de Escolas de Arrifana, Santa Maria da Feira, têm entre os 3 e os 6 anos de idade.
Desde o início que foram envolvidos no projeto Muros com Vida.
Numa primeira fase, foi-lhes apresentado o projeto, em que lhes foi lançado o desafio para pintarem a parede frontal do Jardim de Infância com um ecossistema do Parque de Lazer da Azenha. Neste Parque, as crianças desenharam por observação direta este ecossistema, com a identificação de várias plantas e espécies de animais, bem como do ribeiro, que o atravessa. Estiveram envolvidas 18 crianças na criação de uma proposta de desenho com marcadores. Por votação das crianças, de braço no ar, foi escolhido o melhor desenho do ecossistema do Parque de Lazer da Azenha, para ser pintado no exterior da parede frontal do JI Manhouce.
Numa segunda fase do projeto, as crianças pintaram a ampliação do desenho com tintas de água, com a participação conjunta dos EE e da educadora de infância. Mostraram-se sempre orgulhosas e felizes com a pintura realizada.