Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

CATL "Mundo da Criança" – Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande (Ribeira Grande)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Agradecemos à Camara Municipal da Ribeira Grande, pelo contributo com as tintas e pinceis.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
PROJETO ECO-ESCOLAS 2023/2024
MEMÓRIA DESCRITIVA
1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Nome do projeto: “MUROS COM VIDA”
Nome: CATL “MUNDO DA CRIANÇA”
Professor(a) coordenador(a): Raquel Olas
Autores: Crianças do CATL “MUNDO DA CRIANÇA”
Email: mundodacrianca@scmrg.pt
2. MEMÓRIA DESCRITIVA DO PROJETO E COMO FORAM ENVOLVIDAS AS CRIANÇAS
O Projeto “Muros com Vida” consiste na realização de pintura ao ar livre em muros dentro do recinto do CATL, com o tema “Espaços Exteriores”, podendo integrar ecossistemas como florestas, terras agrícolas, zonas húmidas e oceanos.
Mergulhe connosco e descubra alguns animais do “Mar dos Açores “entre mamíferos, peixes, moluscos e repteis.
- Cachalote (Physeter Macrocephalus), é o maior cetáceo com dentes, podendo os machos atingir 18m. Mergulha a profundidades que podem atingir os 3km e podem permanecer submersos mais de 1hora. Alimenta-se sobretudo de lulas gigantes. Os Cachalotes são mais abundantes nas ilhas de s. Miguel, Faial e Pico.
- Peixe-Cão (Bodianus Séfora), é uma espécie da família dos Labrideos que são peixes geralmente bastante coloridos, que frequentam zonas rochosas a cerca de 20 a 100m de profundidade.
- Polvo comum (Octopus vulgaris), espécie de polvo mais comum na costa dos Açores. São animais de médio e grande porte, podendo chegar a 1,6m e um peso de 10 quilos ou até mais.
- Lula Mansa (Loligo forbesi), a pesca da lula nos Açores tem longa tradição, não se conhece a sua origem, no entanto, julga-se que a atividade teve início durante a presença dos baleeiros americanos, no arquipélago por volta de 1856. Esta pode ser capturada entre os 80 e 400m de profundidade.
- Búzio/caramujo (Charonia Lampas), esta espécie de búzio tem a dimensão máxima registada para o comprimento da concha 390mm. A profundidade mínima a que foi encontrada é de 8me a máxima de cerca de 50m.
- Tartaruga Careta (Caretta caretta), a tartaruga caretta, também conhecida como tartaruga comum. As águas dos Açores ao serem quentes e possuírem grandes quantidades de alimentos, atraem esta espécie até aos 10 anos de idade. Pesam ao nascer 20 gramas, mas adultas podem ultrapassar os 200 quilos. São conhecidas por fazerem grandes viagens ao longo dos oceanos, mergulham até cerca de 100m de profundidade e submersas cerca de 30 minutos.
O principal propósito é promover um novo olhar e conhecermos melhor a nossa ilha e arquipélago em geral, centrado na arte e explorando o potencial criativo de cada crianças, exteriorizando as suas preocupações, ações, comportamentos e realidades no âmbito da sustentabilidade. Em suma, é uma forma de valorização do recinto do CATL e ao mesmo tempo de momentos de comunicação, partilha e convívio entre os intervenientes.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Este ano optamos por trabalhar o tema oceanos, "Mar dos Açores"

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Numa primeira fase, foi apresentado às crianças o projeto e suas linhas orientadoras de maneira a explicitar os objetivos e intenções da tarefa proposta. Após esta breve introdução, foi apresentado às mesmas algumas imagens de vários ecossistemas, de forma a escolhermos o que pretendíamos realizar, sendo o tema selecionado oceanos. Neste seguimento aprofundamos a pesquisa a cerca do “Mar dos Açores”. Após escolha dos elementos, partimos para o desenho do painel e logo de seguida sua pintura.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A idade das crianças estão entre os 4 e os 10 anos de idade, estes foram envolvidos nas pesquisas e no pintar do mural.