Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica Dr. Leonardo Coimbra (Felgueiras)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Felgueiras

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O Futuro nas nossas Mãos: O planeta Terra pede socorro! O futuro do nosso lar está em risco e precisamos agir agora!
Dar vida nova à nossa escola...pintámos o muro com lindas artes e chamadas de atenção.
Os elementos do ecossistema foram escolhidos pela:
Importância da abelha, sendo responsáveis pela polinização de inúmeros alimentos, como as frutas, legumes e os grãos, garantindo a segurança alimentar de toda a humanidade;
A vespa-asiática , que se encontra no meio do muro, alimenta-se das abelhas que produzem mel e causa perdas económicas para a apicultura nacional, para a agricultura e para o Planeta Terra.
Aproveitámos o facto do muro já estar rachado para dar mais ênfase à possível destruição Ambiental.
E as flores e as respetivas uvas, devido a esta zona ser conhecida pelo seu vinho verde, deverá ser o quinto maior produtor de vinhos certificados na região dos Vinhos Verdes.
Uma hipotética extinção das abelhas poderia levar a nível local e mundial a um colapso dos ecossistemas, com a agricultura e a cadeia alimentar inviabilizadas.
Acreditamos que cada pequeno gesto pode fazer a diferença. Com o O Futuro em nossas Mãos, pintámos o nosso muro, num exemplo de sustentabilidade e inspirar outras pessoas a unirem-se a nós. Juntos, podemos construir um futuro mais verde e promissor para todos!

Qual a razão da escolha desta imagem?
SEM ABELHAS NÃO HÁ POLINIZAÇÃO, NÃO HÁ REPRODUÇÃO DA FLORA, SEM FLORA NÃO HÁ ANIMAIS, SEM ANIMAIS NÃO HAVERÁ RAÇA HUMANA” (ALBERT EINSTEIN, 1879-1955).
Ora uma zona como a Lixa, com a produção do vinho e de agricultura...considerámos fundamental elaborar a nossa composição visual na importância da mesma. O desaparecimento das abelhas pode impedir ou reduzir drasticamente a reprodução de muitas espécies de plantas, levando ao desequilíbrio dos ecossistemas e a perda da biodiversidade. A produtividade agrícola também está em risco, podendo ocasionar forte impacto à economia desta região e global.

Escola: Básica Dr. Leonardo Coimbra, Lixa- Felgueiras
Coordenadora Eco Escolas: Olga Salgado Ferreira
Disciplinas envolventes: Cidadania (5º e 6º anos) e Artes Plásticas (7º anos)
Total Alunos: 330 alunos
Após a leitura do regulamento para o concurso, utilizaram o método projetual tendo sido realizado pesquisas e rascunhos para a elaboração da pintura do muro “Muros com Vida”. O desenho é a compilação de alguns trabalhos individuais, tendo como fase o projeto.
Utilizou-se várias técnicas e materiais de desenho tais como: desenho, decalque, lápis de grafite, marcadores e pastel seco, tendo em conta o estudo da cor e seu simbolismo. A pintura no muro foi feita em parceria com a Câmara Municipal de Felgueiras na entrega de tintas específicas para a parede exterior.
A composição visual, de acordo com o regulamento e integra os logótipos do Eco Escolas e ABAE.
A divulgação do trabalho será feita à Comunidade através do Facebook do Agrupamento de Escolas da Lixa; partilha no Facebook “ECO-ESCOLAS e PROF. ECO-ESCOLAS-COORDENADORES” e nas pastas drives “Eco-Escolas Básica Leonardo Coimbra 23-24” que mostra todo o procedimento até à sua finalização.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Idades entre 9 e 12 anos