Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB1 de Muge (Salvaterra de Magos)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muro com Vida

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
O projeto Eco-Escolas desenvolveu-se em articulação com o Município, Junta de Freguesia de Muge e Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, com lugar nas reuniões do Conselho Eco-Escolas. Para a concretização do projeto “Muros com Vida”, em alusão ao tema "Gotas no Oceano", foram-nos disponibilizados todos os materiais e meios necessários à realização das pinturas.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema terrestre (montes, árvores, plantas/flores, caracóis, borboletas, macaco);
Ecossistema aquático - mar/água, sol, dunas, animais marinhos (polvo, peixes, búzios, estrelas-do-mar) e plantas marinhas (algas).

Qual a razão da escolha desta imagem?
Neste ano letivo, deu-se continuidade à pintura do muro, já iniciada no ano anterior. No muro, encontram-se representados elementos de natureza terrestre e aquática, de modo a sensibilizar para a importância da sua proteção e conservação. Ao mesmo tempo, pretendeu-se conferir cor e vivacidade ao espaço exterior/de recreio, tornando-o mais agradável.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
- Os alunos desenharam em papel os elementos que gostariam de ver pintados no muro, os quais em alusão ao tema “Gotas no Oceano”;
- Em Assembleia de Escola, foram selecionados os elementos a representar/pintar;
- Procedeu-se à representação/traçado dos elementos, no muro, pintado de branco previamente, com a colaboração da Junta de Freguesia;
- Os vários elementos foram contornados com as tintas.
- Conclusão da pintura/preenchimento do muro (elementos da natureza terrestres e aquáticos).
Os alunos participaram na pintura do muro, organizados em pequenos grupos, orientados pelas professoras.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos participantes têm idades compreendidas entre os 6 e os 11 anos.
Participaram em todo o processo do subprojeto “Muros com Vida”, nomeadamente:
- desenho/pintura no papel e seleção dos vários elementos a representar/pintar; contorno dos elementos;
- preenchimento/pintura dos elementos contornados no muro.