Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica da Mata (Estremoz)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

O desenho do muro feito pelas crianças

Totalidade da pintura:

Trabalho final - O muro da nossa escola

Fotografias de detalhes:

As crianças a pintarem o muro

Parceiros:
Os parceiros envolvidos foi apenas a Camara Municipal de Estremoz que nos forneceu as tintas e os pinceis. Todo o trabalho foi realizado pela comunidade escolar do jardim de infância, adultos e crianças.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Elementos tais como, animais, plantas, flores... ( Borboleta, passarinho, caracóis, flores, arbustos...)

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem foi escolha em parte das crianças, as imagens são desenhos deles, o sol o arco iris as flores e animais são elementos quase sempre presentes nos seus desenhos! Esta imagem representa a liberdade, a brincadeira, o explorar do meio ambiente, as flores os animais, o mundo "MUNDO"

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Apos uma conversa com as crianças sobre o projeto " Muros com vida", foi pensado e organizado o que gostariam de ver pintado no muro da nossa escola. As ideias foram surgindo e foram todos coerentes na escolhas das imagens. Em seguida as crianças fizeram um esboço em papel que depois os adultos passaram para o muro, desenho com lápis. Organizámos as crianças em grupos e todos os dias um grupo pintava uma parte. Até que chegámos ao produto final, temos o nosso muro pintado do qual já foi partilhado com as famílias e a comunidade educativa.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A idade das crianças é dos 3 aos 6 anos, e foram organizados por grupo e por salas, sempre com o objetivo de participarem todos as crianças do jardim de infância, foi um projeto que realizaram com muito entusiasmo onde o trabalho de equipa foi uma constante.