Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Centro Escolar Santiago dos Velhos (Arruda dos Vinhos)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muro Final

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Os parceiros desta atividade foram o Municipio que forneceram as tintas e os materias para a realização da pintura.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Na pintura do muro aque se deu o nome "Muro 50 cravos" pretendeu-se identificar como ecossistema relacionado com a revolução de Abril e o ambiente rural onde fica situada a nossa escola,
Assim os cravos pintados, 50 , identificam por um lado cada ano passado após a revolução do 25 de abril assim como como um campo de cravos e sua relação com a paisagem rural.

Qual a razão da escolha desta imagem?
O tema dos trabalhos este ano no agrupamento foram os 50 anos do 25 de abril, assim dentro da temática os alunos fizeram alguns desenhos a após assembleia de escola ( uma vez que a escola é pequena) ficou estipulado que seria esta a inamgem que queriam no muro da escola.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Os alunos após a seleção da imagem foram foram organizados em pequenos grupos para a pintura dos cravos nos muros. A técnica utlizada foi a da esponja por ser mais fácil de realizar pelos alunos mais pequenos.
Posteriormente e com a ajuda dos docentes os alunos do 3º e 4º ano pintaram o caule do cravo.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos estiveram entre os 3 e os 10 anos.
Todos os alunos participaram na pintura do muro atividade.