Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB Padre Joaquim Flores (Fafe)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

O nosso muro!

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Fafe.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema terrestre: Fauna (melros, borboletas, caracóis, formigas, joaninhas, abelhas... ) e Flora (pinheiros, sobreiros, castanheiros, macieiras, pereiras, limoeiros, figueiras..., muitas flores...) observada no espaço exterior que rodeia a escola.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Esta imagem representa a beleza natural que envolve a nossa escola: a diversidade e a quantidade de árvores, plantas e pequenos animais que nos rodeiam e a sua importância para o equilíbrio do planeta.

No âmbito do programa Eco-Escolas, a atividade “Muros com Vida” foi proposta pelos coordenadores do projeto, numa reunião informal na escola, a todos os docentes e alunos do pré-escolar e 1º ciclo que prontamente e com muito entusiasmo aceitaram este desafio.
O processo passou por identificar dos pequenos animais e as espécies de flora existentes no espaço exterior da escola pelos alunos do 2º ciclo.
Em sala de aula, pré-escolar e 1º ciclo, depois de consciencializados sobre a biodiversidade vegetal e animal existente na escola e da sua relevância para equilíbrio do planeta, todos os alunos planearam, desenharam numa folha de papel A3, o que gostariam de pintar no muro. Depois de limpo e pintado de branco, cada aluno desenhou / pintou o seu desenho no muro, e ficou lindo!

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Neste projeto foram envolvidos todos os alunos do pré-escolar e 1º ciclo.
Os alunos tem idades compreendidas entre os 3 e 10 anos.