Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB1 Dr. Catela Gomes (Loures)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muro com as diferentes partes

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal, Junta de Freguesia, Encarregados de Educação, Associação de Pais da EB1/JI Dr. Catela Gomes

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Na pintura do muro tentou-se criar vários ambientes distintos, começando na cidade, indo para as montanhas, floresta, praia e fundo do mar. Ao longo do percurso vemos meninos e animais associados aos espaços.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem foi sendo construída aos poucos com o design criado por uma encarregada de educação e inclusão de elementos que os alunos foram solicitando.

Enquanto coordenadora Eco-Escolas, em 2022-2023 propus a uma encarrega de educação a criação de um mural com város ecossistemas, questionámos os alunos sobre os elementos que gostariam que estivessem representados e foram incluídos na pintura. Posteriormente os Encarregados de Educação fizeram os desenhos no muro e associamos números a cores, para que os alunos de forma autónoma pudessem realizar as pinturas.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos têm idades compreendidas entre os 3 e os 11 anos. Foram envolvidos na escolha de elementos e posteriormente na pintura dos diversos elementos.