Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB1 de Outiz (Vila Nova de Famalicão)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Trabalho final

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Para a concretização deste projeto foi estabelecida uma parceira com a CEVE (Cooperativa Elétrica do Vale D’Este) que é nosso parceiro desde que abraçamos o projeto Eco-escolas.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema – “Charco pedagógico” que é um habitat com grande interesse de conservação.
Elementos - Charco, plantas aquáticas, tais como: nenúfares, tabuas, lírios de água, alismas, etc., rãs, e insetos (libelinhas, borboletas e aves.

Qual a razão da escolha desta imagem?
O nosso mural está em frente ao nosso Charco pedagógico pelo que a imagem escolhida partiu da ideia de funcionar como que um “reflexo” do próprio charco.
A construção do Charco pedagógico teve como principal objetivo, dar a conhecer a toda a comunidade educativa, o valor dos charcos, que frequentemente é desconhecido ou até desvalorizado pela população em geral, mas na verdade apresenta uma importância ecológica e funções ambientais muito relevantes. Assim, a ideia de pintar no muro o seu reflexo tem como objetivo dá-lo a conhecer, pois quem passa na estrada em frente à nossa escola depara logo com a pintura.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A pintura do muro resultou de uma articulação entre a coordenadora Eco-escolas, um professor de Educação Visual (EV) do 2º ciclo e uma encarregada de educação de um aluno do 4º ano. A proposta de participar neste projeto foi sugerida pela coordenadora eco-escolas que a apresentou a todos os intervenientes numa reunião eco-escolas. Todos eles mostraram um grande interesse e entusiasmo em “abraçar” este projeto pelo que não hesitaram em aceitar o desafio.
O projeto decorreu ao longo do ano letivo e numa primeira fase cada aluno foi convidado a desenhar, numa folha A3, a imagem que gostava de ver no muro. Para a concretização desta fase os alunos foram orientados pelo professor de Educação Visual (EV) do 2º ciclo e as respetivas professoras titulares de turma. Numa segunda fase, cada aluno escolheu um pormenor do seu desenho e replicou-o num “muro” feito em papel de cenário. Por fim, a imagem resultante do muro em papel de cenário foi desenhada e pintada num muro da escola que se situa em frente ao Charco pedagógico e mesmo junto à entrada do edifício. Em ambas as fases os alunos foram orientados pelas professoras titulares de turma e por uma encarregada de educação de um aluno do 4º ano de escolaridade.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Nesta atividade estiveram envolvidas todos os alunos da escola (34) que frequentam o 3º e 4º anos e têm idades compreendidas entre os 8 e os 11 anos.
Desde o início, os alunos estiveram sempre envolvidos no decorrer de todas as fases do processo. Cada pormenor da pintura partiu de cada um deles e tantos os professores como a encarregada de educação responsáveis por este projeto apenas os orientaram na sua ação. Foi, verdadeiramente, inspirador e gratificante ver o entusiasmo, o empenho, a disciplina e a alegria que cada criança demonstrou no decorrer de todo o processo, especialmente, quando concluíram a pintura do muro.
Juntos pelo ambiente!