Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB1 da Granja - Praça Nº 2 Rates (Póvoa de Varzim)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

O nosso muro, cheio de vida

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, através do fornecimento de tintas, pincéis e outros materiais fundamentais para a pintura de um mural.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Na representação observamos parte de um oceano, com diferentes espécies de seres vivos (peixes, algas, tartarugas-marinhas, estrelas-do-mar…).

Qual a razão da escolha desta imagem?
O tema da imagem foi escolhido pelos alunos da escola, em conjunto com as professoras. Pensamos que, apesar de termos o mar na cidade da Póvoa de Varzim, concelho a que pertence a nossa escola, esta fica numa das freguesias mais distantes. Assim, com o mar pintado nas paredes da nossa escola, sentimo-nos um pouco mais próximos dele.

As propostas, para a representação, foram surgindo, por parte dos alunos, ao longo do ano letivo. Para tal, fomos observando desenhos, fotografias e a outras imagens referentes ao fundo dos oceanos. Paralelamente a isto, os alunos foram apresentando pequenos esboços que foram sendo selecionados. Por fim, nas últimas semanas, foram pintados, primeiramente, a preto, os contornos dos elementos marinhos; seguidamente, pintaram o interior desses elementos com diferentes cores; finalmente, foi pintado de azul o fundo, de modo a representar a água do oceano.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A representação foi desenvolvida por todos os alunos da Escola Básica da Granja (Pré-Escolar e 1º ciclo), com idades compreendidas entre os 3 e 10 anos.