Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica de Nine (Vila Nova de Famalicão)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura mural

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Associação de Pais/EE de Nine; Junta de Freguesia de Nine; Vereação da Educação da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, pintor.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Zonas húmidas - anfíbios, aves, peixes, árvores, arbustos e flores.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem baseia-se no contexto local em que a escola se insere: o vale do rio Este, sendo que este também é atravessado pela linha de comboio e onde também existe uma ponte românica.

A ideia partiu da necessidade de melhoria dos espaços exteriores. Em eco-conselho surgiu a possibilidade da execução de uma pintura mural e desta forma também a participação no concurso "Muros com Vida". Também em eco-conselho foi debatido o tema e elementos a retratar na referida pintura. Em seguida, procedeu-se à procura de parcerias na aquisição dos recursos necessários, nomeadamente tintas. Iniciaram-se os trabalhos pela limpeza dos muros pela Associação de Pais/EE com equipamento cedido a título de empréstimo pela JF de Nine. Posteriormente, a Associação de Pais/EE pintou-os de branco. Com a ajuda de um artista não profissional em regime de voluntariado deu-se início ao desenho e respetiva pintura. Todos os alunos da escola sob a supervisão das professoras titulares de turma participaram na realização das pinturas.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
As idades dos alunos são compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade. O tema inicial foi debatido em eco-conselho e depois trabalhado com todos os alunos em sala de aula. Por fim, todos os alunos acompanharam a evolução da atividade e participaram na pintura dos diferentes elementos.