Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Associação de Desenvolvimento Integrado de Poiares (Vila Nova de Poiares)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Os muros pintados estão localizados na entrada principal da Instituição, não só embelezaram a escola como também promoveram a educação ambiental.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Para a realização deste projeto, foi fundamental o envolvimento da comunidade escolar, Pais, familiares, funcionárias e a Junta da freguesia de S. Miguel que contribuíram com diversos materiais.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
As crianças observaram diferentes plantas, flores e pequenos animais, desenvolvendo um olhar atento e curioso sobre o meio ambiente.
Na sala de aula, foram fornecidas imagens de várias espécies de flora e fauna e eles escolheram aquelas que lhe são mais familiares.
Na pintura do muro, estão representados vários elementos observados e escolhidos pelas crianças:
• Flora: Margaridas, girassóis, tulipas, erva, árvores.
• Fauna: Borboletas, joaninhas, abelhas, caracóis, formigas e passarinhos

Qual a razão da escolha desta imagem?
As descobertas fora da sala de aula promoveram a curiosidade, motivação e a criatividade para a escolha das imagens.
O principal objetivo foi permitir que as crianças explorassem e aprendessem sobre diferentes ecossistemas e as espécies que neles habitam, através de experiências diretas e indiretas.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O processo de trabalho para a elaboração do mural foi escolhido em conjunto, trabalho de grupo, tendo como objetivo: o tema a representar, o local e os recursos necessários.
Tendo em conta que o muro se encontra no espaço exterior, procedeu-se a limpeza dos muros para se poderem pintar, depois os desenhos escolhidos foram ampliados e traçados a lápis de carvão em na parede do pátio da entrada principal da instituição.
Com a ajuda da Educadora e da auxiliar, as crianças pintaram o mural utilizando tintas de várias cores, cada uma contribuindo com sua parte para a construção de um grande painel coletivo.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Idade dos alunos:
Entre os 3 e os 6 anos.
Através do Projeto “Muros com Vida” sensibilizamos as crianças para a importância da biodiversidade e dos ecossistemas, através de atividades lúdicas e educativas que promovem a criatividade e a observação da natureza.
O principal objetivo foi permitir que as crianças explorassem e aprendessem sobre diferentes ecossistemas e as espécies que neles habitam.