Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB1/JI Casal dos Ramos (Alcobaça)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muros com Vida - Biodiversidade da minha Escola

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
- Câmara Municipal de Alcobaça

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Os alunos pintaram a Biodiversidade existente no espaço escolar deles.
- pintaram a rocha mãe; - pintaram as camadas mais superficiais da terra; as plantas e os animais que observaram: insetos - abelhas, borboletas - pássaros, formigas, caracóis, minhocas, joaninhas...

Qual a razão da escolha desta imagem?
Não existe uma razão principal, os alunos após o diálogo do que foi observado e do tema proposto, por todos chegaram ao que está representado na imagem.

Para chegar ao resultado final do mural fez-se muito trabalho de articulação entre a turma de pré-escolar e 1.º ciclo.
As assistentes operacionais também ajudaram na sua realização: ajudaram a controlar as crianças para que todas pudessem pintar um bocadinho.
Para se chegar ao resultado final o processo teve três fases:
Primeira - Observação e registo individual
Segunda - Registo coletivo
Terceiro - Pintura no muro - os alunos participaram em cada bocadinho do que se ia pintando, tendo cada um feito um bocadinho de cada parte da Natureza que estávamos a desenhar.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos que realizaram a atividade têm desde os 3 até aos 11 anos.
Estes mesmos alunos estão habituados a trabalhar em conjunto pelo que foi um processo facilitador para chegar ao resultado final. O trabalho de equipa e a tolerância também contribuiu para a pintura do muro. A interajuda foi fundamental, tendo cada um contribuído com o que melhor sabe desenhar e pintar.