Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB de Medelo (Fafe)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Depois do trabalho elaborado em papel e escolhida a parede (com as dimensões 4x3m) em sintonia com a junta de freguesia de Medelo, o nosso desafio foi apresentado ao Município de Fafe, que se tornou parceiro do mesmo, cedendo-nos os materiais necessários: tintas, pinceis/trinchas...

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema presente na pintura é o aquático, mas retrata e destaca os ambientes marinhos dos mares e oceanos.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A razão da escolha desta imagem é porque retrata o enquadramento global do nosso desafio: Sensibilizar toda a comunidade educativa para a necessidade de preservação das espécies marinhas e cuidados com a poluição dos oceanos. Consideramos assim, que a partir de agora, sempre que os nossos alunos visualizarem este nosso (sobretudo deles) "Muro com Vida", pensarão e agirão de uma forma muito diferente.
A razão pela qual escolhemos este tema para este desafio dos "Muros com Vida" partiu dos baixos valores observados/registados no questionário colocado aos alunos na "Auditoria Ambiental", relativos ao tema: Mar.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Após a apresentação de diversas infografias sobre a vida marinha, e da sensibilização dos alunos para as consequências de poluição dos oceanos na vida dos animais marinhos, bem como na vida diária do homem, foi lançado aos alunos do 4.º ano o desafio de elaborarem um projeto para a pintura do muro /parede, sobre o tema biodiversidade marinha, com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade educativa para a necessidade de preservação das espécies marinhas e cuidados com a poluição dos oceanos.
Os alunos iniciaram os esboços em folhas A4 de várias espécies marinhas com a aplicação de cor em lápis de cor. Os trabalhos foram apresentados, e foram escolhidos elementos de diferentes trabalhos, para a realização do projeto final. Após o esboço do trabalho final, este foi colorido pelos alunos com tintas acrílicas (marcadores), aplicando-se diferentes tonalidades de verdes, azuis, rosas, laranjas, amarelos, e castanho, dando vida aos corais e diferentes espécies retratadas.
Procedeu-se ao trabalho direto na parede escolhida, com as dimensões 4x3m, como apresentado ao Município, parceiro do desafio, que cedeu os materiais necessários.
Inicialmente procedeu-se à aplicação de uma de mão em metade da parede, numa tonalidade de azul. Depois da secagem, foi feito o esboço dos vários animais da biodiversidade marinha (tartarugas, tubarão, golfinho, baleia, peixe palhaço, peixe zebra, polvo, anémonas, cavalos marinhos…), bem como o esboço do fundo do mar, representando os corais, com estrelas-do-mar, caranguejos, conhas…

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Toda a comunidade educativa esteve envolvida na pintura da parede, desde alunos dos diferentes anos (1.º, 2.º, 3.º e 4.º ano), como professores e assistentes técnicos e operacionais.
Procedeu-se à mistura de tintas, na procura de tonalidades semelhantes às apresentadas no projeto, e os alunos pintaram a parte inferior da parede, sob a orientação dos professores. A parte superior da parede foi pintada pelos professores e auxiliares, dada a sua altura, de forma a assegurar a segurança das crianças.
Os alunos estiveram envolvidos com grande entusiasmo em todo o processo, desde a organização do material, mistura de tintas, pintura e limpeza dos materiais. O trabalho foi realizado no horário da disciplina de Expressão Plástica, durante 5 dias.