Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB de Currais (Maia)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Totalidade da Pintura

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Direção do Agrupamento
Associação de Pais
Encarregados de Educação

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Na pintura temos representado um ecossistema aquático, em particular o mar e o oceano. Neste retrato naturalista mostramos diferentes elementos deste habitat, integrantes da fauna e flora, como por exemplo variedades de animais aquáticos, pequenos peixes, tubarões, polvos, baleias, caranguejos, algas e ervas aquáticas.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Esta imagem foi escolhido pelo facto de, no nosso entender, criar um impacto na comunidade educativa, alertando para os comportamentos individuais e coletivos que deveremos apresentar no sentido de preservar o ambiente próximo e, consequentemente, ambientes mais longínquos, como o oceano.

Este mural resulta do trabalho realizado nas diferentes salas de aula, desde o Pré Escolar até ao 4º ano. Num primeiro passo, os alunos e os Encarregados de Educação foram convidados a realizar uma recolha de lixo numa praia próxima. Deste modo, foi possível que as crianças e alunos ficassem com uma visão da realidade das nossas praias, vivenciando a recolha de lixo e registando as quantidades e tipos de lixo que surgem dos mares. Posteriormente, cada criança e aluno realizou uma ilustração representativa dos mares e da poluição causada pelo ser humano. Num próximo passo, e com base nos desenhos da cada um, foi elaborado um desenho por cada turma que foi depois projetado e encadeado aos restantes no muro exterior da EB de Currais.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
As idades dos alunos estão compreendidas entre os 3 e os 10 anos.
Todos foram envolvidos no projeto e nas suas diferentes etapas: abordagens temáticas na sala de aula, recolha de lixo nas praias, ilustrações do ecossistema, composição do desenho da turma, desenho na parede e pintura.